28 de março de 2011

DESFILE BIÔNICO

O carnaval é sem dúvida o maior evento folcórico e turístico do Brasil e Nova Friburgo incluida neste contexto não pode fugir a essa regra. O desfile das escolas de samba atrai milhares de pessoas de todos os cantos domundo. O apoio ao carnaval é além de uma oborigação dos governantes, papel preponderante do empresariado, porque além do cunho turístico que ele proporciona, é também uma grande fonte geradora de empregos durante um bom período do ano.

A tragédia de 12 de janeiro provocou perdas lastimáveis para todos. As agremiações carnavalescas da cidade, todas tiveram prejuizo, principalmente financeiro. Das cinco escolas de samba da cidade a única atingida foi a Acadêmicos do Prado, que inclusive está em local de risco e toda chuva mais forte invade a quadra; A Saudade serviu de velório paramais de 150 mortos e a Alunos do Samba abrigou centenas de pessoas de Conselheiro Paulino que tinham perdido tudo; enquanto a vilage e Imperatriz de Olaria, nada sofreram. Dos quatro blocos de enredo, Bola Branca e Unidos do Imperador ficaram ilesos, mas Raio de Luar e Globo de Ouro perderam tudo.

Financeiramente para todas as agremiações carnavalescas da cidade, a tragédia foi um momento de muita desolação, porque todas fizeram dívidas, compraram material no Rio de Janeiro, tiveram gastos excessivos om outras atividades, já estavam com enredo e samba prontos. Isso ninguém nega. E estamos solidários a todos.

Agora, querer fazer um carnaval fora de época, com representações das nove agremiações, vestidos de branco com um samba próprio, no dia 16 de maio, é no mínimo, falta de respeito, com uma cidade que ainda está na mira do kaos, 421 áreas de risco, mais de 400 famílias chorando seus entes queridos mortos, além dosmais de 500 que nunca serão encontrados, centenas de pessoas espalhadas em vários abrigos.

Será um desfile sem apelo popular, sem público, porque o povão quer ver a competição, o julgamento dos quesitos a emoção da apuração. Esse desfile bionico de maio, nada mais é do que uma forma degastar dinheiro desnecessário.

Não queremos ser a palmatória do mundo, mas o investimento que será feito nesse desfile ficaria muito melhor aplicado se fosse usadopara ajuda a todas essas vítimas que ficaram, muitas delas desabrigadas, desalojadas e que a cada ameaça de chuva entram em pânico, exemplo disso, foram os 30 minutos de chuvado último sábado, 26, e quetoda imprensa está mostrando o resultado.

Além disso, em todas as agremiações, todas, as nove entidades tiveram vitimas fatais e agoramenos de seis meses após a maior tragédia climática brasileira e a 7° do mundo, se vai fazer um desfile de carnaval? Lamentamos pela incensibilidade dos organizadores desse evento. Então porque não se preparar melhor e fazer um grande desfile em 2012? Será que já se esqueceu que Nova Friburgo perdeu 428 irmãos e mais de 500 não foram encontrados e nunca serão?

O MANCHETE DA HORA vai combater esse desfile veementemente. Não vamos nos calar, porque a dor de quem se foi é muito menor do que a dor de quem ficou. Enquanto tivemos voz e vez, vamos repudiar esse desfile fora de época

Nenhum comentário: