2 de junho de 2012

PROTESTO SEM CONHECIMENTO DE CAUSA NÃO É LEGÍTIMO

No dicionário Aurélio, Postura de valores é:
Designa em psicologia o traço de personalidade  caracterizado pela tendência que as pessoas tomam no julgar determinados objetivos.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Faltou postura, ética, educação, respeito, ao movimento " Menos Vereadores Mais Soluções", que usa a rede social para tumultuar o processo político de Nova Friburgo. Muita gente desinformada, sem cultura da Legislação brasileira usando  micrifoens, carros de som, e, principalmente as redes sociais para enxovalhar pessoas e espalhar a discórdia.

Não é o a maioria do nosso povo que está querendo reduzir as cadeiras de vereadores na Câmara Municipal, mas uma pequena gama de incultos, que em sua maioria nada fizeram até agora pelo resgate dos valores de nossa terra.

Quantos destas pouco mais de 100 pessoas escondidas atrás de um facebok ou de uma entidade que nunca mostrou a cara,  carregaram caixões de irmãos mortos na tragédia de 12 de janeir de 2011? Quantas delas enfiaram o pé na lama? Quantas se  mobilizaram para ajudar as famílais carentes?  

Se querem fazer um movimento sério, que saiam as ruas para cobrar a construção das casas populares, o pagamento do aluguel social, a redução do aumento da passagem de ônibus mais cara do Brasil, etc.

Porque esse pessoal não se mobiliza para cobrar do Vice Governador Pezão tudo que ele prometeu e não cumpriu até agora, nos mais de 20 dias que acampou em nossa cidade, com hospedagem paga com dinheiro público?

Agora mesmo a cidade está passando uma séria crise na área da saúde. A violência é cada vez mais nítida a ponto de entre 4 e 5 assaltos ocorrerem na Praça Getulio Vargas na calada da noite semanalmente. Existem mais de 3 mil famílias sem casa para morar. A saúde está no CTI com seríssimas dificuldades. A cultura não existe. A Faol tem a passagem de ônibus mais cara do Brasil.  Os comerciantes fazem o que querem com nossas calçadas. Os buracos tomam conta do município todo. Temos mais de 200 áreas de riscos que na primeira chuva de verdade vão desabar todas.

Não temos conhecimento que estes internautas que estão tumultuando o ambiente da cidade por causa de número de vereadores tenham semanifestado sobre estes temas. Até porque a cultura de parte destes internautas é muito pequena, principalmetente os líderes deste movimento.

Antes de se organizar qualquer protesto é preciso conhecer a Legislação, o arito 16 da Constituição Federal; a Emenda 58, o Regimento Interna da Casa; a Lei Orgânica do Município. 

Colocar um nariz de palhaço e ir para o Legislativo é no mínimo atitude de garoto inconsequente e não condiz com quem um dia prestou um juramento de preservar a ética e a moral.

Esse movimento nada mais é do que um jogo de interesses e é preciso descobrir urgentemente quem está por traz, incentivando os desinformados que ontem na Câmara assumiram o microfone.

Não adiante pedir desculpas pelo tumulto que causaram terça-feira; dizer que perdeu tudo na enchete; e três dias depois, repetir os mesmos gestos indelicados. Há um ditado que diz  " depois que existiu desculpa, malandro não apanha mais" e essa máxima está cada vez mais real.;

Muito feliz o depoiemento de  Silvio Poeta,  quando disse sobre a ausência de plateia nas reuniôes que discutiram a saúde, educação, idoso, orçamento, esportes, imprensa.

Corretíssima a fala de Ricardo Costa (PCB) comparando a  luta pela legitimidade durante a revolução e a indelicadeza de alguns presentes na Câmara fazendo chacota com pessoas humildes da cidade.

Inteligente o discurso de Luiz Salarini (PSTU), defendendo maior participação popular nos movimentos e sessões da casa; lembrando o sangue derramado por muitos irmãos brasileiros lutando pela democracia e o direito de voto durante a ditadura militar.

A imagem que se tem da maçonaria era a de uma entidade séria. Foi a maçonaria que praticamente proclamou a República. Hoje a impressão que ficou é que ela é tão igual ou pior a todas as outras, quando permite que seus pares usem nariz de palhaço como se o Plenário João Bazett fosse um picadeiro.

É muito bonito usar a Palavra de Deus, invocar trechos bíblicos para defender seu pensamento, mas Cristão é aquele que pratica aquilo que prega, principalmente porque a Bíblia Sagrada não é escudo para esconder os interesses menores.

E continuamos perguntando: Quem está organizando este movimento sabe dos detalhes que se segue?
A Emenda Constitucional 58 em seu artigo 3° diz:
3.3  O aumento no número de edis não é obrigatório e sim uma prerrogativa do Poder Legislativo Municipal, porém dentro dos parâmetros constitucionais;
3.4   O prazo de setembro de 2011 para as mudanças do número de cadeiras nas Câmaras é improrrogável e, se perdido,  somente poderá ser de novo restabelecido para a legislatura de 2017 a 2020;
3.5  Se os subsídios dos Vereadores já estiverem em seu conjunto alcançando o limite orçamentário, o limite dos 5% da receita municipal ou aquele dos 70% com folha de pagamento (limites previstos na Constituição Federal) ajustes terão que ser feitos, pois do contrário, problemas de natureza legal poderão atingir a gestão da Casa Legislativa Municipal ou submeter os Vereadores a subsídios em valores indesejados.

O CRITÉRIO
o critério usado pela emenda é a faixa populacional, e nesse sentido o quadro abaixo explica a divisão:
 N° de Vereadores (máximo)      Faixa populacional habitantes
9 (nove)                                             Até 15.mil
11 (onze)                                           Mais de 15 mil até 30mil
13 (treze)                                           Mais de 30 mil até 50mil
15 (quinze)                                       Mais de 50 mil até 80 mil
17 (dezessete)                                Mais de 80 mil até 120 mil
19 (dezenove)                                 Mais de 120 mil até 160 mil
21 (vinte e um)                                Mais de 160 mil até 300 mil
23 (vinte e três)                              Mais de 300 mil até 450 mil
25 (vinte e cinco)                           Mais de 450 mil até 600 mil
27 (vinte e sete)                             Mais de 600 mil até 750 mil
29 (vinte e nove)                           Mais de 750 mil até 900 mil
31 (trinta e um)                              Mais de 900 mil a1.050.mil
33 (trinta e três)                            Mais de 1.050 mil a 1.200.mil
35 (trinta e cinco)                         Mais de 1.200 mil a 1.350 mil
37 (trinta e sete)                           Mais de 1.350 mil a 1.500 mil
39 (trinta e nove)                          Mais 1.500 mil  até 1.800 mil
41 (quarenta e um)                      Mais de 1.800 mil até 2.400 mil
43 (quarenta e três)                     Mais de 2.400 mil até 3milhões
45 (quarenta e cinco)                  Mais de 3 milhões  até 4 milhões
47 (quarenta e sete)                    Mais de 4 milhões até 5 milhões
49 (quarenta e nove)                  Mais de 5 milhões até 6 milhões
51 (cinqüenta e um)                    Mais de 6 milhões até 7 milhões
53 (cinqüenta e três)                   Mais de 7 milhões até 8 milhões
55 (cinqüenta e cinco)                Mais de 8 milhões

Nenhum comentário: