20 de junho de 2012

Serviço de recolhimento de animais soltos em vias públicas já está em ação

Após algum tempo sem ter onde alojar de maneira adequada, e sempre ser um problema crônico em Nova Friburgo, os animais apreendidos pelas ruas da cidade já têm um local apropriado para serem colocados. A Prefeitura, por meio da Coordenadoria do Bem Estar Animal (COOBEA), setor subordinado à Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano, Sustentável e do Meio Ambiente, conta agora com uma empresa responsável pela apreensão e guarda de animais de médio e grande porte.

- Sempre foi uma grande luta para tentar estabelecer este serviço, que antes era mal feito ou simplesmente não era realizado; além disto, causava inúmeros problemas com o Ministério Público, com a Polícia Civil e até mesmo com a Defesa Sanitária Animal, afirma o coordenador do COOBEA, o médico veterinário Luiz Fernando Bonnin.

O perigo de acidentes automobilísticos, além de outros inúmeros transtornos que os animais soltos nas ruas causam, é mais recorrente do que se imagina. Bairros como Alto de Olaria, Cônego, Sítio São Luís, Cascatinha, Vargem Grande, Chácara do Paraíso, Nova Suíça, Amparo, São Geraldo, RJ 130 (entre o Córrego D’Antas e Conquista), Cordoeira, Bairro Suíço, Tingly, Fazenda da Laje e Loteamento Floresta são locais que registram o maior número de ocorrências de apreensão de bovinos e equinos.

 - Apesar de a empresa ter um caráter fiscalizador, de modo algum os proprietários serão punidos de imediato, ressalta. Durante 60 dias, os donos de animais que forem apreendidos serão esclarecidos e informados sobre as punições que possam vir a sofrer. Neste período, serão feitos trabalhos de divulgação com distribuição de folders e visitas nas áreas identificadas como problemáticas, relata Luiz Fernando.

Futuramente, os proprietários cujos animais forem apreendidos em vias públicas poderão vir a ser penalizados por meio de multas, além de serem enquadrados de acordo com a Lei Municipal que se encontra em fase de desenvolvimento. 

- Quando o animal causa acidentes automobilísticos, ele nunca tem dono. Quando é apreendido sempre aparecem inúmeras pessoas reclamando a sua posse. Inclusive, já estão ocorrendo algumas capturas devido ao perigo que estes animais de grande porte oferecem soltos nas ruas, revela o coordenador da Coordenadoria do Bem Estar Animal.
 

Responsabilidade de todos

A Coordenadoria do Bem Estar Animal (COOBEA) é responsável por fiscalizar os serviços prestados pela empresa Ricardo de Almeida Souza ME, que, por meio de licitação e contrato assinado em 22 de maio de 2012 com a Prefeitura, receberá cerca de 200 mil reais anuais para apreender, capturar e cuidar de animais de médio e grande porte que forem encontrados soltos no município. Os equinos e bovinos ficarão numa fazenda de oito alqueires em local não divulgado para a segurança deles próprios.

- Entendemos ser importante a participação de toda a população e dos protetores de animais que queiram ajudar, para que possamos desenvolver um trabalho de suma importância para Nova Friburgo, minimizando assim a transmissão de zoonoses e de acidentes, finaliza o coordenador da COOBEA, o médico veterinário Luiz Fernando Bonnin.

Como proceder?

Para acionar o serviço de recolhimento de animais (bovinos ou eqüinos) ou obter informações, basta ligar para o número (22) 9829-8637 (atende 24 horas) ou (22) 2519-4510.

Nenhum comentário: