24 de julho de 2014

Dia Nacional da Paz no Trânsito é comemorado nesta sexta

Nesta sexta-feira, 25, é comemorado em todo Brasil o Dia Nacional da Paz no Trânsito. Esta é uma luta que começou em 2 de julho de 1993, através da portaria ministerial 621, quando nasceu o Programa de Redução de Acidentes no Trânsito, com o objetivo de combater os altos índices de acidentes. Ele tem como base resgatar a postura de cidadania, utilizando alternativas que mudem o comportamento das pessoas para que possam conviver de modo harmonioso no cotidiano das ruas e estradas.

Em média, 350 mil pessoas ficam feridas por ano, conforme dados fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A maior parte dos acidentados tem idade inferior a 35 anos. Dos leitos de traumatologia dos hospitais do país, 62% são ocupados por acidentados de trânsito.

Pressa, estresse, embriaguês, indisciplina e desrespeito são as causas mais frequentes de acidentes nas grandes metrópoles. Tanto o ritmo de vida moderno quanto a falta de tempo generalizada contribuem para a violência nas cidades, sobretudo no trânsito. Portanto, é necessário que motoristas e pedestres se empenhem em mudar sua postura a favor da paz.

Depois da promulgação da lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o novo Código de Trânsito Brasileiro, o número de infrações tiveram um decréscimo notável. A lei possui 341 artigos que tratam não só do processo de circulação de bens e pessoas, de modo que se desenvolva dentro de padrões de segurança, eficiência, fluidez e conforto, como também dos direitos e deveres do motorista e do pedestre. Estes passaram a ser também responsabilizados perante a lei. O Código aborda com rigidez as transgressões de regras e dispõe sobre a conduta correta e cidadã de as pessoas se portarem no trânsito, constituindo-se em um instrumento eficiente para coibir os abusos de condutores e pedestres, mas preservando e enaltecendo a cidadania.

Nova Friburgo – Há algum tempo a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, com apoio da Defesa civil, Hospital Raul Sertã, entre outras entidades, vem realizando a Operação Lei Seca, principalmente nos finais de semana e datas comemorativas de grandes eventos na cidade, exatamente porque, segundo estatística do Conseg, o trânsito é o maior causador de acidentes, inclusive com vitimas fatais na cidade.

O projeto é realizado normalmente após 22h, no horário em que casais, por exemplo, estão saindo de comemorações e jantares e, com isso, multam apenas essas pessoas. O ideal seria esta operação permanecer até o fim da madrugada, como 4 ou 5 horas da manhã, quando o volume de motoristas, especialmente jovens alcoolizados saindo de casas noturnas é maior. É neste horário que os acidentes acontecem.


Nenhum comentário: