24 de julho de 2014

Falta de cortesia

Autor de inúmeras obras de categoria internacional, tanto no setor de literatura como teatral, o escritor Ariano Suassuna nos deixou esta semana depois de um AVC hemorrágico. Foram 87 anos de vida e inúmeras obras que marcaram a cultura brasileira.

Nova Friburgo, como sempre uma cidade ingrata e que não respeita as individualidades, retirou o nome dele do Teatro Municipal, num momento de picuinhas e briguinhas infantis de políticos que fazem do município seu quintal, como sempre contrariando a população e os artistas locais que não foram consultados para a retirada do nome de Ariano.

É verdade que a então prefeita Saudade Braga também não consultou a população quando colocou o nome dele no Teatro Municipal, mas ela pensou, única e exclusivamente na cidade, exatamente porque, em termos de projeção internacional, Nova Friburgo ficaria bastante destacada, até porque Ariano Suassuna esteve pessoalmente na inauguração do Teatro.

Um erro gravíssimo que tem que ser reparado, pois o escritor paraibano coleciona dezenas de títulos e só teve seu nome colocado no Teatro porque adquiriu vínculo de amizade com várias personalidades da cidade.


Quem tirou seu nome do Teatro Municipal e colocou o nome novo deveria fazer um exame de consciência sobre a atitude que tomou, pois desprezou uma personalidade reconhecida no mundo inteiro.

Nenhum comentário: