A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Autran e com apoio da Secretaria de Ordem Urbana, apresentou nesta quinta-feira, 10, o projeto de recuperação do trânsito da cidade. O prefeito Dermeval Neto abriu a coletiva de imprensa pontuando a necessidade de se construir um caminho concreto a se seguir para solucionar o imbróglio da estrutura viária do município.
A grande novidade é a concessão à iniciativa privada dos serviços da Zona de Estacionamento Rotativo (ZERO). Segundo a Autarquia de Trânsito, o projeto escapa dos modelos de terceirização seguidos no Brasil, substituindo o
repasse pela concessionária de porcentagem no faturamento por investimentos
na modernização do sistema de controle do tráfego.
O novo plano de trânsito prevê, a pedido do prefeito, a geração de trabalho
e renda, obrigando a concessionária a manter agentes fiscalizadores no
controle das ruas, além da manutenção e renovação dos semáforos, a compra de novas viaturas, equipadas com rádio comunicação, radares com sensores de
velocidade e um sistema tecnológico do tempo e sincronização dos sinais.
O superintendente da Autran, cel. Celso Novaes, avalia o projeto como a
única saída para o caos no trânsito friburguense, que mantém a mesma
estrutura de controle há 15 anos, sem nenhum avanço no setor. “Com o novo
plano, poderemos não só modernizar o sistema de tráfego, como gerar trabalho
e diminuir sensivelmente os acidentes que vitimam centenas de pessoas por
ano na cidade”.
De acordo com o projeto, que deve ser enviado à Câmara Municipal para
aprovação, a concessionária que vencer a licitação terá 15 anos para
exploração do serviço e deverá cumprir todas as exigências previstas em
contrato, sob a fiscalização da Autran, que continuará no comando geral do
trânsito.
A grande novidade é a concessão à iniciativa privada dos serviços da Zona de Estacionamento Rotativo (ZERO). Segundo a Autarquia de Trânsito, o projeto escapa dos modelos de terceirização seguidos no Brasil, substituindo o
repasse pela concessionária de porcentagem no faturamento por investimentos
na modernização do sistema de controle do tráfego.
O novo plano de trânsito prevê, a pedido do prefeito, a geração de trabalho
e renda, obrigando a concessionária a manter agentes fiscalizadores no
controle das ruas, além da manutenção e renovação dos semáforos, a compra de novas viaturas, equipadas com rádio comunicação, radares com sensores de
velocidade e um sistema tecnológico do tempo e sincronização dos sinais.
O superintendente da Autran, cel. Celso Novaes, avalia o projeto como a
única saída para o caos no trânsito friburguense, que mantém a mesma
estrutura de controle há 15 anos, sem nenhum avanço no setor. “Com o novo
plano, poderemos não só modernizar o sistema de tráfego, como gerar trabalho
e diminuir sensivelmente os acidentes que vitimam centenas de pessoas por
ano na cidade”.
De acordo com o projeto, que deve ser enviado à Câmara Municipal para
aprovação, a concessionária que vencer a licitação terá 15 anos para
exploração do serviço e deverá cumprir todas as exigências previstas em
contrato, sob a fiscalização da Autran, que continuará no comando geral do
trânsito.
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