12 de julho de 2011

TRAGEDIA ANUNCIADA - PARTE 6 - ÁREAS ATINGIDAS

Oficialmente são 40 áreas atingidas em todo município de Nova Friburgo. Desta vez não foram só os bairros da zona rural, mas o centro da cidade também foi prejudicado. Nunca na história das chuvas na cidade, tomou-se conhecimento que um edifício tinha caído; um condomínio inteiro devastado; bairros todos sucumbidos pela lama, encostas e tudo mais que a água trouxe.

Hoje inclusive completa-se 180 dias da tragédia e praticamente 99% dos locais devastados ainda estão do mesmo jeito, não se fez nada de efetivo para minimizar o sofrimento do povo, em alguns locais a própria comunidade é que se mobilizou e fez o trabalho que seria das autoridades constituídas que são pagas para isso.

Quem viu a cidade antes da tragédia e viu depois, dia 12 de janeiro, e está presenciando agora, não sente nenhuma diferença, porque ainda existe barreiras inteiras que não foram mexidas, encostas à céu aberto, ruas totalmente obstruídas e muita sujeira, resultado do descaso.

Infelizmente, neste exato momento em que a cidade deveria estar se movimenta ndo pela reconstrução, o luto continua, Nova Friburgo foi surpreendida na manhã desta terça-feira com um batalhão de agentes federais no Palácio Barão de Nova Friburgo vasculhando tudo, apreendendo documentos e equipamentos, afastando secrertários e diretores,

Uma cena que começou domingo com o amplo noticiário da imprensa carioca, continuado ontem, se avolumou hoje com a quantidade de veiculos de todo Brasil na cidade.

A verdade é que Nova Friburgo tem hoje 428 áreas de risco, 240 encostas ameçando cair, condomínios, prédios e loteamento inteiros condenados.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nenhum comentário: