15 de novembro de 2011

E O VERÃO ESTÁ CHEGANDO

Escrito por Luiz A Amaral

Apesar de várias tentativas de fazermos parcerias com o Governo Municipal, até hoje, nenhuma resposta veio por parte do Chefe do Executivo e o verão  está chegando. Não entendo porque a dificuldade de ter nos engenheiros e  arquitetos de Petrópolis parceiros para desenvolver projetos de relevância  para o município. Também não entendo o silencio. SIM ou NÃO seria o mínimo que poderíamos ter como respostas e não o silencio. 

Sabemos que o Vale do Cuiabá ainda sofre com a ausência de definições para com os atingidos pelas chuvas de Janeiro de 2011. Sabemos das dificuldades de gestão e de
comando. Em casa onde todos mandam ninguém obedece e os mais atingidos  como sempre são os moradores da região.

As chuvas de verão, inevitáveis, já estão sendo previstas em grande intensidade pelos técnicos em monitoramento climático e o que causa estranheza é o silencio que temos nas perguntas de oferta de apoio dos profissionais da APEA para orientar as diversas comunidades que estão em áreas de risco para o enfrentamento durante as intempéries da natureza.

que nos move a insistir no tema e sabermos que os técnicos serão os acionados de imediato e com certeza estaremos á disposição para ajudar e tentar mitigar os problemas que a cidade sofrerá. Lamentamos que não houvesse por parte do Executivo um maior interesse em somar esforços para desenvolver palestras, orientações, propostas e projetos que pudessem salvar vidas. Por que o silencio?

A Lei de Uso do Solo, a política habitacional, Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana, Plano Municipal de Saneamento, Instituto Koeller, Lei da Mais Valia, implementação da ligação ferroviária Rio – Petrópolis são demonstrações claras que a falta de dialogo e de participação é a tônica na condução desses importantes temas para a Cidade.

A solução definitiva para a feira livre do município, o término das obras de revitalização da Rua do Imperador com o enterramento da fiação, Plano de Cargos e Salários para os profissionais da engenharia e arquitetura que trabalham na Prefeitura dentre outros, enfim, muitos temas sem definição após três anos de Governo lamentavelmente.

Apesar de termos sido incentivados por vários Secretários de Governo que são sabedores dos benefícios que tal parceria proporcionaria a uma grande quantidade de comunidades, algo trava o encaminhamento de tais propostas.

Com a vinda da Faculdade de Arquitetura em Petrópolis, o recém criado Conselho de Arquitetos e Urbanistas – CAU, e com a recém eleita diretoria do CREA/CONFEA, esperamos somar esforços no debate desses temas e na conscientização do Chefe do Executivo Municipal para a importância de somarmos esforços para que nossa Cidade seja tratada com dignidade e seus problemas de infraestrutura possam ter a atenção devida com a participação direta dos que entendem do assunto e se prepararam para enfrentar esses problemas. Enquanto isso não acontece, ficaremos na torcida para que intensidade das chuvas seja menor que as previsões dizem.

As propostas ainda que tardiamente, caso sejam aceitas, poderiam somar nos esforços de prevenir e orientar aos que mais precisam. Presidente da Associação Petropolitana de Engenheiros e Arquitetos – APEA e Conselheiro do CAU/RJ – Conselho de Arquitetura e Urbanismo / RJ

Nenhum comentário: