5 de janeiro de 2012

A OMISSÃO QUE GEROU O KAOS

Numa roda de conversa ontem num café da cidade, uma pessoa disse, " curioso tudo que está acontecendo em Nova Friburgo, muita desgraça junta". 

Eu ouvi o comentário, e calado retornei, mas muito preocupado. Não é nada curioso, pelo contrário é assustador.  Desde 2008 as autoridades estavam avisadas que num espaço mínimo de três anos, Nova Friburgo poderia ser vítima de uma catástrofe se nada fosse feito, pois a ocupação desordenada naquele momento era muito grande.

O prefeito Heródoto Bento de Mello, alertou sobre isso e quando assumiu em 2009 começou um trabalho de vistoria, alerta e este era seu projeto para o segundo semestre de 2011,  mas lamentavelmente, ficou doente  e não conseguiu realizar seus planos.

A verdade é que se em 2008 eram 70 áreas de risco, hoje é particmaente o triplo, ou seja 242  e bairros inteiros como Riograndina, Campo do Coelho, Córrego Dantas, Jardinlândia, Jardim California, Alto Floresta, estão totalmente condenados.

Além disso, Duas Pedras é problemático no final da rua São Pedro, ttambém junto ao Hospital São Lucas e a Praça do Suspiro em virtude do teleférico é um problema sério que precisa ser resolvido com a máxima urgência.

Agora todo mundo fala.  Os espaços na mídia geral tem sido extensos, mas a responsabilidade dessa situação é geral: INEA, Prefeitura Municipal, Governo do Estado, Governo Federal, todos tem sua parcela de culpa, porque permitiram ao longo dos últimos 20 anos a ocupação desordenada, permitiram a violencia com a natureza, não se preocuparam com uma política voltada para o meio ambiente e tudo mais.

O MANCHETE DA HORA não tem intenção de fazer terror, mas é o momento de falar a verdade e parar de iludir a população com propagandas mentirosas.

Há quantos anos a Região Serrana, do Estado do Rio de Janeiro está sofrendo essa invasão desornadenada? Qual é a população ideal para Nova Friburgo? Porque ninguém fez nada e esperou a tragédia de 2011 acontecer para se manifestar?

Segundo uma fonte segura, a população ideal para Nova Friburgo é de 80 mil habitantres, mas todo mundo se calou, a omissão foi total e a ocupação desordenada suplantou todas as medias cabiveis, e continua a cada dia livre e solta. O pior, com a conivência de quem temm o poder de impedir isso.

Desde o pós tragédia em 2011 o MANCHETE DA HORA vem alertando para o perigo. Fizemos uma série denominada TRAGÉDIA ANUNCIADA em 15 capítulos e ninguém deu importância.

E agora, vamos esperar outra tragédia? As chuvas já  chegaram. Há uma previsão de temporais comtrovoadas e relâmpagos par aos próximos dias.

Um comentário:

Alexsandro Raposo disse...

Senhor José Duarte, o senhor está de parabéns, Muita gente fala mal do Dr. Heródoto mas me lembro das licitações que ele havia feito e aguardava o governo federal liberar a verba.

O que pouca gente sabe é que obra preventiva é muito mais barato do que fazer obra para recuperação.

Na época do Dr, Heródoto a prefeitura fez um orçamento de 10 milhões de reais para dar início a obras preventivas. No Lazareto e Vilagem eram necessários mais de um milhão para cada um.
Isso quer dizer que antes bastariam 10 milhões em investimento que com certeza minimizaria muito a tragédia em Nova Friburgo. Mas o governo federal só liberou essa verba depois do dia 12 de janeiro, dinheiro este que o vice Demerval usou e está até hoje tentando dar explicações do uso deste dinheiro.
Hoje se falam até em 1 bilhão para recuperar a cidade.