Inaugurado dia 29 de junho com benção solene do Bispo da Diocese de Nova Friburgo, D. Edney Govea Mattoso, o Ambulatório Bento XVI que funciona no anexo da Catedral São João Batista, já é uma realidade e atende uma média de mais de 50 pessoas diariamente. O ambulatório funciona das 8 às 17h e o atendimento é feito através de um cadastro pessoal. Todos os profissionais que trabalham são voluntários, ninguém ganha nada, médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor, dedicam algumas horas do seu tempo ao ambulatório.
Hoje há plantão de médicos nas especialidades de ortopedia, cardiologia, pediatria, ginecologia, urologia, psicologia, mas há necessidade de mais outro ortopedista, pediatra e ainda, clínico geral, angiologista, e neurologista.
Com direção do médico Fernando Borges e da Coordenadora da Pastoral Social da Catedral São João Batista Vera Borges, o projeto atende gratuitamente. Um farmacêutico formado, cuida do dispensário de remédios que são doados pela comunidade friburguense. A doação tem que estar no prazo de validade.
A direção está estudando um critério para elaborar o sistema de carência dos pacientes que procuram o ambulatório, para evitar que pessoas sem necessidade ocupem o lugar dos necessitados.
Além disso, através do cadastro a Catedral promove outros tipos de ajuda e aproximadamente 100 cestas básicas são distribuídas mensalmente. O ambulatório também fornece todo o enxoval para bebês carentes. No momento há inscrições abertas para um curso para gestantes, “ não se paga nada, é bom frisar que não temos nenhuma pretensão de concorrer nem substituir nenhum tipo de serviço público. Tínhamos um espaço ocioso na Catedral e resolvemos ocupa-lo com um serviço que atendesse a pessoa material e espiritualmente. Queremos ver um povo feliz. Não se cobra nada, mas para usar os serviços tem que ser carente” finaliza o padre Marcus Vinícius Brito Macedo (Pároco da Catedral).
Os profissionais que atualmente dispensam algumas horas do seu tempo a este projeto são: Alexandre ferro e Maurélio Costa (cardiologistas); Antonio Sergio, Noberto Rocha, Léa Márcia, Carlos Pecdci e Cláudio Pecci (ginecologistas), Gláucio Barreto (ortopedista); Celina e Eunice (pediatras); Gelson Guaraldi e Solange (dermatologistas); Fernando Povoleri (urologista); Kátia, Cláudio Quintanilha, Rudster Lima e Robinson (psicólogos).
Neste momento a direção está empenhada em conseguir um aparelho de eletrocardiograma e se algum empresário ou empresa puder fazer esta doação, basta fazer contato com o Padre Marcus Vinicius pelo telefone: 2522.1764
Nenhum comentário:
Postar um comentário