4 de dezembro de 2012

Friburgo Volei/Friburguense é vice campeão da Liga Rio de Volei

Foi disputada sábado no Marina Barra Clube, Barra da Tijuca, a 6°  e última etapa da Liga Rio Vôlei categoria sub-15 feminino.  Com o segundo lugar conquistado nesta etapa, o Friburgo Volei Clube/Friburguense sagrou-se vice campeão da temporada 2012.

Na fase inicial a equipe do Friburgo Volei foi perfeita, alcançando a primeira colocação de seu grupo,  após derrotar  sem dificuldades as equipes do Novo Leblon (15 x 4 e 15 x 11), Pedro II (15 x 7 e 15 x 9)  e Liga Rio Ostrense (15 x 9 e 15 x 10) , impondo aos adversários o placar de 2 X 0 nas três partidas.

Na outra chave, o Marina Barra Clube, beneficiado pelo fato da equipe de Barra Mansa ter chegado atrasada, vencendo por WO, fez apenas 2 partidas e também terminou em primeiro de seu grupo.

Na semi-final a equipe do Friburgo Volei Clube enfrentou a forte equipe de Barra Mansa, que fazia sua estréia na competição e que, mesmo tendo perdido sua primeira partida por WO na fase de grupos, venceu os outros adversários com extrema facilidade, terminando em 2° lugar na sua chave.

As atletas de Nova Friburgo entraram muito determinadas e concentradas na partida e, com um volume de jogo impressionante, aplicaram um placar de 2X0, com parciais de 15x7 e 15x9. Foi o melhor jogo da equipe, onde todos os fundamentos estiveram perfeitos e, com grande eficiência, as atletas conseguiram neutralizar as jogadas do Barra Mansa. Naquele momento, todos no ginásio, impressionados com o desempenho do Friburgo Volei já apontavam a equipe como virtual campeã. No entanto, a comissão técnica estava preocupada, pois algumas atletas já estavam apresentando sinais de fadiga da viagem e do esforço das 4 partidas anteriores, principalmente da semi-final.

A final foi contra a equipe do Marina Barra Clube que havia vencido a outra semi-final. No primeiro set a equipe serrana iniciou de forma avassaladora, abrindo rapidamente 8x3 no placar, não se importando com a torcida adversária, dona da casa, que pressionava as atletas de Nova Friburgo. A partir daí, o cansaço e o desgaste das atletas foi minando a equipe que permitiu que o adversário fosse tirando a diferença, até vencer o primeiro set por 15 x 13. No segundo set, nossas atletas não tiveram forças para reagir, sendo derrotadas facilmente por 15x8. Apesar da derrota, foram muito aplaudidas pelos pais e familiares que viajaram e pelas outras equipes  que ficaram para assistir a grande final da competição.

Segundo o  treinador Rondineli Esteves, o resultado não expressa a real condição técnica da equipe : ” Nossa equipe foi tecnicamente quase perfeita. Enquanto as atletas estiveram fisicamente inteiras, conseguimos impor um ritmo de jogo que impressionou a todos,  derrotando com enorme facilidade os adversários. O cansaço foi o nosso algoz, pois não é fácil para as atletas acordar às 4 horas da manhã, enfrentar 3,5 horas de viagem, fazer vários jogos em sequência sem tempo para almoçar. Sem tirar o mérito do Marina Barra Clube, que possui uma excelente equipe, elas tiveram sua caminhada facilitada pelo atraso da equipe do Barra Mansa, tendo disputado uma partida a menos, além de jogar em casa, não sofrendo  o desgaste de viajem.  Ficamos tristes, pois as jogadoras  estavam determinadas a conquistar o título da temporada e se dedicaram intensamente aos treinamentos em busca deste objetivo.

Este grupo de atletas fez parte da nossa primeira turma da escolinha de vôlei, um trabalho iniciado em 2009. No ano que vem, elas terão como prioridade os estudos pois o vestibular será uma realidade mais presente na vida delas e, talvez, não consigam conciliar os estudos com os treinamentos. Por todos os títulos que esta equipe conquistou ao longo deste período, gostaríamos que elas recebessem este presente, que representaria um fechamento com chave de ouro.  Mas, para nós da comissão técnica, estas meninas são legítimas campeãs, e terão sempre nosso carinho, admiração e respeito por tudo o que conquistaram e pela forma digna como representaram nossa equipe e nossa cidade.”

Ao final da competição, o treinador Rondineli Esteves foi procurado por um olheiro do Flamengo, que se disse impressionado com nossa equipe, e convidou 5  atletas do Friburgo Volei para fazer um teste no time rubro negro. O detalhe interessante é que nenhuma atleta do Marina Barra Clube foi chamada para realizar o mesmo teste.

A equipe Sub-15 do Friburgo Vôlei, patrocinada pela Padaria Superpão e com o apoio da Jopy Confecções, participou com as atletas : Caroline Monteiro, Fernanda Chianca, Gabriela Larica, Gabriela Titoneli, Isabela Tardelle, Luisa Fortes, Mariana Kale, Mariane Riedmann, Nayara Scardine, Thais Bravo e Victória Korzan.

O projeto de voleibol do Friburgo Volei Clube visa a preparação competitiva para esta modalidade, com a participação em competições locais e estaduais. Em 2013, o projeto ocorrerá  em novo local, através da parceria fechada com o Nova Friburgo Country Clube. As pessoas interessadas em matricular seus filhos nas equipes volei do Friburgo Volei Clube / Nova Friburgo Country Clube poderão procurar, à partir de janeiro, a secretaria do clube.



Nenhum comentário: