9 de janeiro de 2013

Reunião na Prefeitura inicia preparativos para o carnval 2013

Objetivo da Prefeitura é o de valorizar a programação oficial do carnaval, mas, sobretudo, a programação alternativa da iniciativa privada

 
Ontem, terça-feira, 08 de janeiro, foi realizada a primeira reunião sobre o carnaval 2013 de Nova Friburgo – ‘Carnaval da Família’. O encontro reuniu diversas autoridades municipais e sociedade civil, como Liga das Escolas de Samba e Blocos de Enredo, Polícia Militar, EBMA, Delegacia Civil e Energisa. A sua realização foi no auditório do Centro Administrativo César Guinle, antigo prédio da Oi, às 11h. Na quarta-feira, 09 de janeiro, a Prefeitura fará outra reunião, dessa vez com representantes do comércio.

O objetivo, segundo o secretário municipal de Turismo e Marketing da Cidade, Alexandre Meinhardt, foi integrar todos os envolvidos diretamente na realização do carnaval de Nova Friburgo e acelerar as providências para a sua organização. Por isso, foram apresentados um mapa com o layout da festa e a programação, que será divulgada na terça-feira, dia 15, pelo subsecretário de Eventos, Paulo Silva.

Segundo Alexandre Meinhardt, o governo municipal quer implantar o perfil ‘Carnaval da Família’ tanto para os friburguenses, quanto para os turistas. Para isso, vai agregar à programação carnavalesca oficial, todas as atividades que o setor de hotéis, bares, restaurantes, clubes e afins promoverão no período, que será, esse ano, entre os dias 09 e 12 de fevereiro. “A ideia é mostrar, principalmente ao turista, que ele pode curtir o seu carnaval e ter diversas opções paralelas de entretenimento, como passeios ecológicos, canoagem, jipes, alpinismo, festivais gastronômicos, etc”, completou a subsecretária Bianca Tempone.

Um assunto muito discutido na reunião foi sobre uma preocupação antiga, que é o deslocamento dos carros alegóricos até a avenida e todas as implicações no caminho, principalmente em relação às fiações de energia elétrica e internet. Essa é uma reclamação constante da população, que a Secretaria Municipal de Turismo e Marketing quer evitar. Por isso, ficou determinado que todas as agremiações devem se preparar para saírem de seus barracões nos horários estabelecidos, para que não haja atrasos junto às equipes que darão apoio no translado e para que não haja atrasos nos desfiles.

Outro ponto que chamou atenção foi o que a Prefeitura deseja iniciar algumas mudanças na organização do carnaval, como na Praça Dermeval Barbosa Moreira, que será utilizada parcialmente apenas para a montagem do palco principal. Segundo Alexandre Meinhardt, o carnaval será o único evento a ser montado na praça a partir de agora. A Prefeitura, daqui para frente, não utilizará mais esse espaço público para realização de festas. “Nós precisamos recuperar e preservar nossos espaços públicos. Tem que ter lugar certo para as coisas certas”, afirmou.

De acordo com o subsecretário de Eventos, Paulo Silva, o carnaval será mantido nos mesmo padrões da Liga, na Avenida Alberto Braune. A imprensa será instalada num local único e próximo ao palanque oficial, com link para as transmissões. “O aumento do número de lixeiras será providenciado, o planejamento na instalação dos banheiros químicos será revisado, assim como as arquibancadas, mas sem alterar o padrão, apenas para melhorar alguns detalhes urbanísticos”, falou Paulo Silva.

“A ideia do Carnaval da Família, acima de tudo, busca uma nova visão da secretaria municipal de Turismo. Fazer com que a Prefeitura mantenha a programação tradicional de seus eventos, mas que estimule e avance na promoção dos eventos da iniciativa privada, englobando-os à programação e ampliando o conjunto de eventos na cidade. “Quem tiver um pequeno evento para fazer, um festival de truta ou um passeio de jipe, por exemplo, será divulgado, implantado na programação oficial. É a alternativa para que o turista possa aproveitar tudo que Nova Friburgo oferece”, disse o secretário Alexandre Meinhardt.

Pelo governo municipal, participaram da reunião a Secretaria de Turismo e Marketing (Comunicação Social, Turismo, Relações Públicas e Eventos); a secretaria de Defesa Civil; a Secretaria de Ordem Urbana; a Secretaria de Meio Ambiente; e as secretarias de Serviços Públicos, Cultura, Esporte e Lazer, além da Autarquia Municipal de Trânsito.

Nenhum comentário: