21 de julho de 2014

Construção da UPA não pode anular o SASE

Muito boa a ideia da Prefeitura em construir uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Olaria, mas seria muito mais correto aproveitar o prédio do antigo SASE que já existe e está abandonado desde a tragédia de 2011. O local, que serviu de abrigos para vítimas da catástrofe, demorou mais de um ano para ser desocupado e agora está às moscas, e poderia ser reaproveitado, pois sua estrutura ainda é perfeita.

O dinheiro que se gastará construindo uma nova UPA poderia ser investido naquele prédio, que já possui departamentos prontos para atendimento do público. Num passado não muito distante, o SASE era referência médica municipal e, quando os postos de saúde não funcionavam, era lá que os pacientes recebiam todos os cuidados que necessitavam.

Apesar do nome Serviço de Assistência Social Evangélica, a entidade não atendia somente adeptos da religião protestante, mas todo e qualquer cidadão que lá chegasse com os mais diversos problemas. Porém, os evangélicos tinham cadastro diferenciado dos demais, mas nunca se soube de alguém que retornou sem atendimento médico.

Localizado na Avenida Julio Antonio Thurler, 426, já quase chegando no Cônego, o prédio merece atenção especial das autoridades locais, porque seria mais um ponto de atendimento médico, atendendo, principalmente, moradores de Olaria, Cônego e Cascatinha, desafogando outros postos de saúde.

Não somos contra a construção da UPA, justamente porque, apesar de administrada pela Prefeitura, o órgão recebe verba do Governo Estadual, mas o retorno do SASE também seria importante num momento em que a cidade cresceu, a quantidade de procura de consultas nos postos de saúde é muito grande, sem contar que o Hospital Municipal Raul Sertã vive superlotado de pacientes de todos os bairros do município e mais 11 cidades vizinhas. Seria uma espécie de saúde regionalizada, ou mais voltada para moradores dos bairros adjacentes.

BRAMIL – Há informações  de uma troca do atual prédio do Sase com o supermercado Bramil, que aproveitaria o espaço para outro empreendimento, mas até o momento, não há oficialidade nesta notícia, apenas comentários.   A verdade é A UPA é importante, um grande investimento, mas o SASE também faz parte do complexo de saúde da região sul da cidade.

FOTOS SASE – FOTO JOSÉ DUARTE

Outrora ponto de referência em saúde o Sase hoje está totalmente abandonado

Nenhum comentário: