28 de julho de 2014

Prefeitura e Conselho firmam pacto pela saúde

O prefeito Rogério Cabral e o secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Azevedo se reuniram na última quarta-feira, 23, com o Conselho Municipal de Saúde - representante legal dos usuários da rede pública. O encontro, ocorrido no gabinete do chefe do Executivo, durou quase quatro horas e teve como objetivo discutir ações conjuntas para a melhoria do sistema público friburguense, entre outros temas. “Será difícil a Prefeitura aceitar tudo o que o Conselho de Saúde quer, assim como será difícil o Conselho de Saúde aceitar tudo o que a Prefeitura deseja. Mas, com certeza, temos os mesmos objetivos e precisamos dialogar e atuar juntos num grande pacto para resolver as muitas questões existentes para melhorar a qualidade dos serviços de saúde”, destacou o prefeito Rogério Cabral, propondo o pacto, aceito por unanimidade pelos membros do Conselho.

Um dos pontos acertados pelas partes foi a melhoria da estrutura do Conselho Municipal de Saúde para que as ações de fiscalização das unidades públicas e dos serviços à sociedade possam ter melhores resultados. O prefeito autorizou a liberação de quatro profissionais (advogado, contador, secretária e motorista) para atender diretamente o Conselho. A cessão de um espaço mais amplo da entidade será atendida assim que houver o desfecho da compra do prédio da Fábrica Ypu, adquirido pela Prefeitura através de leilão judicial. É esperada para os próximos dias a carta de arrematação do imóvel expedida pela Justiça Federal.

Os conselheiros fizeram diversas ponderações e reivindicações ao governo municipal e o prefeito propôs que as partes se reúnam periodicamente, pelo menos uma vez por mês, para um debate transparente sobre as questões de interesse da população friburguense.

Rogério Cabral destacou ainda que todas as ações para melhoria da saúde serão discutidas preliminarmente com o Conselho. Os projetos do novo organograma da Secretaria Municipal de Saúde, o plano de cargos dos servidores municipais, entre outros, que serão encaminhados nos próximos meses para votação na Câmara de Vereadores, passarão pelo aval do Conselho.

O novo concurso público da Prefeitura também foi um dos temas do encontro, assim como o recadastramento de todo o pessoal da rede pública de saúde, iniciado recentemente. “As carências de pessoal no Hospital Raul Sertã e nas demais unidades públicas serão corrigidas e também já estamos prevendo a expansão de novos programas com a realização do novo concurso”, disse o prefeito.

As obras de ampliação do Hospital Raul Sertã (em andamento) e a implantação do Hospital de Oncologia também entraram na pauta do debate. Na sexta-feira, 25, foi lançada a pedra fundamental do Hospital do Câncer e a licitação para realização das obras está marcada para 4 de agosto, na Secretaria Estadual de Saúde.

O Governo Municipal informou que está tentando a estadualização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino. Atualmente, o município arca com R$ 6 milhões para manter a unidade. “A UPA é fundamental, mas pleitearmos que o Governo Estadual assuma o compromisso de arcar com as despesas da unidade, assim como a da UPA que será construída em Olaria. O Raul Sertã é responsável pelo atendimento de 13 municípios e Nova Friburgo acaba pagando sozinho a conta. Estamos buscando os recursos junto aos governos estadual e federal para que haja um equilíbrio financeiro", acentuou Rogério Cabral.

Legenda: Rogério Cabral e o secretário Luiz Fernando com os conselheiros de saúde


Nenhum comentário: