
Antes no discurso para uma platéia de 800 pessoas no Theatro Municipal, na Cinelândia, o presidente americano falou 25 minutos e arriscou algumas palavras em português.
Boa tarde a todo o povo brasileiro. Oi, Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa!
Obama disse que o Brasil é um exemplo para o mundo em termos de democracia e desenvolvimento. O americano elogiou a política brasileira de redução da pobreza que, segundo ele, deveria servir de exemplo para outros países.
- O Brasil é um país que apresenta mais soluções a cada dia. Na comunidade global, o país saiu de uma posição de nação que precisava de ajuda e agora oferece auxílio para outros países.
Ele agradeceu a presença dos convidados que estavam no Municipal em uma tarde de clássico do futebol na cidade, referindo-se ao jogo entre Vasco e Botafogo pelo campeonato carioca.
Mais uma vez, Obama elogiou a presidente Dilma Rousseff, dizendo que ela "mudou a história desse país". Em seu discurso, ele lembrou que Dilma é filha de imigrantes (sua origem é búlgara). Além disso, destacou o passado de luta da presidente, que foi perseguida pelo regime militar.
O presidente americano também citou o cantor Jorge Ben Jor para elogiar o Brasil. Ele brincou com um trecho da música “País Tropical”.
- Vocês, como cantou Jorge Ben Jor, são um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. No final de sua fala, citou o escritor Paulo Coelho. - Com a força do nosso amor, com a força do nosso desejo, nós podemos mudar o nosso destino.
Cidade de Deus - Pela manhã, Obama foi com a mulher e as filhas à comunidade Cidade de Deus, na zona oeste da capital. Ele e sua família estiveram na FIA (Fundação para Infância e Adolescência), onde assistiram a uma apresentação de capoeira com o mestre Derli Ariri e com 12 crianças da escola municipal Pedro Aleixo.
Michelle e as filhas curtem samba no Rio - A primeira-dama americana, Michelle Obama, e as filhas, Malia e Sasha, puderam conhecer um pouco do Carnaval carioca durante a visita à Cidade do Samba, na zona portuária. A escola Unidos da Tijuca preparou uma apresentação especial para a primeira-dama, que ouviu o som da bateria e pode assistir a um pequeno desfile da agremiação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário