29 de junho de 2011

Palestra ‘O Brasil que dá certo’ - Case Gramado empolga empresariado

Prefeito Dermeval Neto quer envolvimento de todos na realização de um
grande Natal esse ano*

A palestra do ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, realizada ontem
(terça-feira, 28 de junho), no Nova Friburgo Country Clube, empolgou mais de 500 empresários, estudantes de turismo e autoridades públicas presentes. O Case Gramado foi uma realização do Rotary Club Nova Friburgo Imperador, em homenagem aos 20 anos da entidade e pelo término do biênio 2010/11, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Nova Friburgo.

A mesa oficial para o início da palestra foi composta pelo prefeito Dermeval Neto e o secretário de Turismo José Carlos da Motta, o presidente do Rotary Henrique Cordeiro, Fernanda Gripp do Sebrae, o palestrante Pedro Bertolucci, o presidente eleito para o biênio 2011/12 do Rotary, Ângelo Thurler e Jorge Maciel, do CODENF.

Pedro Bertolucci iniciou a sua fala às 8h30min, que teve duração de pouco mais de uma hora. De forma objetiva, Bertolucci apresentou todo o planejamento que levou Gramado a se tornar o terceiro destino turístico do Brasil, a oitava cidade brasileira a receber eventos internacionais e prêmios como TOP de Marketing ADVB e Sebrae de prefeito empreendedor nacional.

Ele apresentou o histórico da criação de alguns dos 300 eventos que Gramado possui. Desde a Festa das Hortências, criada em 1959, ao Festival de Cinema, de 1973, o Natal de Luz, de 1986, ao Festival de Turismo, de 1988. A dica que mais chamou a atenção, peça fundamental para transformar qualquer cidade em um “Produto Gramado”, foi a necessidade de envolver comunidade, empresariado e poder público num mesmo objetivo. Segundo Bertolucci, também é preciso trabalhar os talentos locais, preencher os picos de sazonalidade com eventos atraentes e preparar a cidade para receber bem o turista.

Em sua palestra, o ex-prefeito de Gramado ilustrou diversas condições
fundamentais, como a conscientização da comunidade para com a receptividade, o espírito participativo e o fator financeiro (lucro) que cada pessoa pode obter com o turismo. Como disse, a estrutura turística também deve ser revitalizada na sua hotelaria, gastronomia e comércio, e a infraestrutura da cidade em seus acessos, estradas, limpeza e meio ambiente, enfim, a harmonização entre o progresso e a preservação natural.

Algumas dessas ações foram responsáveis por incrementar a receita municipal de Gramado. Para se ter ideia, em 2001, essa receita era de 17,5 milhões, passando para 67 milhões em 2008. De acordo com Bertolucci, o turismo é uma via para a irrigação da economia, e ele é responsável por 90% do PIB de Gramado.

Já o papel do poder público deve ser o de fomentador, estimulador e organizador de parcerias. Segundo o prefeito Dermeval Neto, buscar as
parcerias é um dos focos de seu governo. “Tudo deve vir da comunidade e retornar para ela. Com a criação do CODENF, por exemplo, a onsequentemente a criação das Câmaras Técnicas - agricultura; responsabilidade social; marketing; indústria; comércio; captação de recursos; saúde; segurança; turismo; e outras -, temos início ao processo de descentralização das ações e de estímulo da participação do empresariado e da sociedade no desenvolvimento e prioridades da cidade”.

José Carlos da Motta, secretário municipal de Turismo, ficou satisfeito com a participação do empresariado e disse que “achou que o prefeito sinalizou bem quando disse que quer fazer do próximo Natal um grande evento, mas com a participação do empresariado, do comércio e da população. Esse será um pontapé inicial para darmos uma resposta de otimismo e de que estamos no caminho certo”.

Para o empresário André Guedes, da Frialp, que fica localizada na Queijaria Escola, um dos cartões postais de Nova Friburgo, que guarda, em si, a arquitetura suíça, “a palestra foi muito boa porque o Pedro Bertolucci pegou a história de uma cidade que tinha o potencial, o atrativo e a transformou em num produto para ser comercializado. Acho que isso demora, porque tem que se mobilizar uma cidade e é bem diferente mobilizar uma cidade do porte de Nova Friburgo em relação a Gramado de antigamente. Mas temos que começar”.

O presidente da Câmara Municipal, Sérgio Xavier, também presente ao evento, revelou que achou a palestra importantíssima, pois “uma pessoa que goza de uma experiência fundamental, traz para o município inovações e conquistas da cidade de Gramado. Precisamos reagir a tudo o que aconteceu e na minha visão Nova Friburgo reúne todas as condições que foram ditas pelo palestrante. Só precisamos reunir as pessoas que tem o mesmo ideal e trabalharmos outros focos além dos que já possuímos, como a moda íntima, o setor metal-mecânico.
E o turismo pode ser um foco de virada para nós”, concluiu.
--

Nenhum comentário: