2 de agosto de 2011

ASSOCIAÇÃO DE RIOGRANDINA ATUALIZA SITE DE REIVINDICAÇÕES

Entre as ações do bairro, destacamos neste mês de julho, o mutirão que continua sendo realizado todos os sábados e a festa das crianças "Alegria em Córrego d´Antas" promovida pelo Colégio Estadual Etelvina Schottz, Escola Municipal Adezir de Almeida Garcia e Associação de Moradores do Bairro. Na ocasião, contamos com a ilustre presença de importantes artistas de Nova Friburgo, que promoveram emoção, alegria e encantamento a todos ali presentes.

O Projeto Limpa Rio encontra-se dragando o córrego. Diante da lentidão dos trabalhos e dos equipamentos antigos que contrastam com as dragas modernas e os caminhões traçados que surgiram no bairro nos primeiros dias após a tragédia, a comunidade não crê que o serviço de dragagem irá cumprir sua meta no prazo anunciado na reunião do comitê de bacia hidragráfica em 27 de junho, por engenheiros do INEA, previsão esta de que seria de um mês e meio para a execução de todo o serviço de dragagem.

Encontra-se em fase de estudo e finalização da elaboração do projeto, a obra de intervenção na encosta do loteamento Sítio das Pedras, uma das oito obras de intervenção em encosta anunciadas pela Prefeitura . A firma responsável pela realização da obra é a Geotécnica e a previsão para a entrega da obra pronta, segundo informações da Prefeitura Municipal, é para o mês de dezembro.

Tivemos também a presença da Secretaria de Ação Social que, com o auxílio da Associação de Moradores disponibilizando seu lote de cadastro de famílias atingidas pela tragédia, conseguindo caminhões para o transporte de donativos, divulgando e auxiliando na entrega de donativos, fizeram a distribuição de quase duzentos kits de móveis às famílias que perderam todos os seus pertences na tragédia. Houve também a entrega de alimentos, material de limpeza e higiene, cobertores e água potável.

Amanhã, dia 01 de agosto, deverá ser um dia especial para o bairro. Passados quase sete meses após a tragédia, teremos de volta ao bairro a nossa Creche Municipal Maria Inez Bachini e a Escola Municipal Adezir de Almeida Garcia. A Associação de Moradores trabalhou intensamente junto a Secretaria Municipal de Educação para trazer de volta as unidades escolares, pesquisando os espaços com oferta de aluguel e a devida liberação da Defesa Civil, intermediando o processo de aluguel do imóvel, captando material de construção junto à empresários locais para obras de adequação dos espaços e, neste último final de semana, levamos parte do nosso mutirão para, junto aos pais e professores, finalizarmos a arrumação e limpeza dos espaços.

Quanto ao Colégio Estadual Etelvina Schottz, estamos prevendo uma nova vistoria do local pela Defesa Civil para esta semana, a fim de avaliar-se a possível desinterdição do prédio e o retorno das atividades pedagógicas naquele espaço.

Quanto a construção de habitações no bairro e a reconstrução e reforma das galarias de água pluvial, pouco ou quase nada se sabe. Alguns moradores que perderam ou terão suas casas demolidas estão sendo chamados para negociarem valores de indenização, mas estão reclamando do baixo valor proposto pelo estado e da falta de garantia sobre o recebimento do dinheiro.
O Prefeito disse estar buscando recursos em Brasília, necessários aos serviços de pavimentação e reconstrução de galerias de águas pluviais. Mas, em face das atuais circunstâncias, não há previsão para que se consigam as verbas necessárias à realização de tão importantes serviços.

Estamos aguardando solução para o retorno da iluminação pública. Enquanto isso, casas interditadas estão sendo saqueadas e ninguém ousa caminhar pelas ruas do bairro à noite.

Nenhum comentário: