20 de agosto de 2011

CIDADE SEM IDENTIDADE

Uma cidade sem identidade, desacredita e mergulhada em escândalos de todas as ordens. Esta é a Nova Friburgo do século XXI, da década de 2000, da era da informática, que passa por um momento de transformação, porém para pior.
A partir da metade da década de 90, Nova Friburgo começou a se degradar com inúmeros problemas políticos que resultaram na cassação do ex-prefeito Paulo Azevedo depois de dois anos de mandato e a posse de Heródoto Bento de Mello, 2° colocado na eleição. Se a administração de Paulo foi ruim a de Heródoto não foi diferente.
Na eleição seguinte, Paulo Azevedo concorre novamente e ganha a eleição, permanecendo no poder até 2000, quando então perdeu para Saudade Braga que teve uma votação exuberante, com grande margem de votos, sepultando a era Paulo Azevedo – Heródoto Mello.
Ainda na solenidade de posse, Saudade Braga deu uma solene canetada e baixou o preço da passagem de ônibus. No dia seguinte, 1° dia de governo, descumpriu uma das promessas de campanha e anulou o concurso de 1999, desempregando milhares de servidores municipais.
Se politicamente a cidade passou por algumas transformações que mudaram os destinos dos friburguenses, houve também mudanças, nos setores da educação, saúde, esportes e etc.
A verdade é que a cidade perdeu grandes eventos, como a festa da cerveja, o festival nacional de ginástica, concursos de misses. As seleções brasileiras de basquete e vôlei trocaram a cidade de Nova Friburgo, respectivamente por Teresópolis e Rio das Ostras. A imprensa perdeu jornais tradicionais, emissoras de rádio, tv, profissionais ainda hoje estão desempregados e etc.
A verdadeira família friburguense, tradicional e apaixonada pela cidade foi embora, e um êxodo muito grande de munícipes foram embora, da mesma forma que a quantidade enorme de gente de fora, sem identidade, sem característica da serra, chegaram e provocaram a catástrofe de 12 de janeiro de 2011, vitimando fatalmente mais de 1000 pessoas e colocando 248 encostas em risco de desabamento. Isso também por culpa dos governos que se sucederam no poder.
As principais praças da cidade, outrora ponto de encontro de casais de namorados, hoje são ultra perigosas e lotadas de mendigos, desocupados, pessoas desqualificadas, apresentando perigo, com assaltos inclusive de dia.
A vida noturna não existe mais, a juventude acusada de ser violenta e envolvida com drogas, não tem opção, pois o crescimento da abertura de bares noturnos é muito grande.
Não existem mais lideres politicos e comunitários, como outrora, e com isso, Nova Friburgo presencia um amontoado de falsos líderes proliferando.
Feira da Bondade, Jogos dos Industriários,  Jogos Estudantis, Encontro de Bandas Civís, Campeonato de Farmácias, Campeonatos de base, Miss Friburgo, Charme Girll, Festival de Musica Estudantil, Festa da Cerveja, Encontro de Fanfarras e Bandas, Pré temporada dos grandes clubes, Pré temporada das seleções de vôlei e basquete,  Festival Nacional de Ginástica, Concurso de Musicas Carnavalesca, tudo isso, e muito mais, é coisa do passado.
Está é a "nova" Nova Friburgo.

Nenhum comentário: