14 de novembro de 2011

Serra Sons em Lumiar é cancelado e deixa a população perplexa

Texto Juliana Scarini

O  festival de Música Popular Brasileira, Serra Sons, previsto para acontecer no distrito de Lumiar entre os dias 11 e 14 foi cancelado pelos organizadores no domingo, 13. O evento, prometia trazer grandes nomes da MPB, entre eles, Lulu Santos, Alceu Valença, Flávio Venturini, Guilherme Arantes, Milton nascimento, entre outros.
     
Na sexta, 11, a atração principal era Lulu Santos e a programação aconteceu normalmente, porém, já no sábado, 12, o show de Zeca Baleiro foi cancelado e apenas o cantor Alceu Valença se apresentou. No domingo, no início da tarde, a informação de que os próximos shows seriam cancelados revoltou quem comprou os ingressos e estava hospedado em Lumiar e São Pedro da Serra. De acordo com Anderson Pomar, um dos organizadores do Serra Sons, uma nota oficial ainda será publicada e que a produção do evento assumirá todas as responsabilidades.

Segundo Anderson Pomar, “estamos com toda a perplexidade de todos pois trabalhamos arduamente para fazer o melhor e  muitos dos artistas e seus empresários compartilharam os problemas conosco. Não existe nenhuma culpa dos artistas e fornecedores”, ressaltou.

Também segundo a produção dos shows, alguns problemas como a falta de bilheteria no local e a venda de ingressos na porta no valor de R$10 prejudicou o evento, além disso, após o show do Alceu Valença, no sábado, 12, e com a notícia do cancelamento da apresentação do Flávio Venturini, os organizadores teriam sido ameaçados fisicamente e tomaram a decisão do cancelamento em função de sentirem-se desprotegidos.
           
No entanto, de acordo com nota divulgada pela Prefeitura, os promotores do evento foram autuados e “a Secretaria de Ordem urbana, por intermédio da subsecretaria de Guarda Municipal e Posturas, já na tarde domingo, 13, tinha lavrados autos de infração totalizando mais de duzentos mil reais pelo não cumprimento das condições impostas pelo órgão para a realização do evento, sobretudo no que tange ao horário de encerramento dos shows que aconteceram na sexta-feira e no sábado”.

A Prefeitura participou fiscalizando a fim de minimizar os impactos sobre o dia a dia do distrito de Lumiar, garantindo a segurança e o trânsito.  Segundo o subsecretário da pasta, André Luis S. Santos, a Guarda Municipal e o 11º Batalhão da PM estiveram presentes, com um contingente de mais de 50 homens e mulheres durante o dias do evento e não foi registrada nenhuma ocorrência no local. A Guarda atuou também no trânsito, executando um plano alternativo de tráfego que liberou o centro do distrito para livre trânsito dos pedestres. Além disso, solicitou apoio especial do Batalhão de Policia Rodoviária (BPRV) que intensificou o policiamento nas estradas de acesso.

A Secretaria de Turismo também divulgou nota informando “não ter nenhuma participação ou ligação com o Festival Serra Sons, cancelado no último domingo, 13, em Lumiar. E em nenhum momento a secretaria cogitou em participar deste evento e esperamos que a justiça apure e puna os responsáveis”.

No Facebook do Serra Sons, as pessoas postaram mensagens revoltadas com o cancelamento, já que o distrito de Lumiar e São Pedro da Serra estavam lotados de turistas e friburguenses que esperavam ver as atrações do evento. Em Lumiar também ouve tumulto por conta  da notícia. A VOZ DA SERRA falou por telefone com Anderson Pomar, corresponsável pelo evento, que disse que a produção teve muitos prejuízos, gerados pela falta de cervejaria oficial no evento, além de pouca venda de ingressos no local. Com isso, “perdemos o fôlego financeiro”, lembrou Pomar, não tendo como pagar o cachê dos artistas que se apresentariam nos próximos dias.

A produção do evento também informou ao A VOZ DA SERRA que pretende realizar todos os shows que foram cancelados, dentro da agenda de cada artista. Quem comprou o ingresso poderá ser ressarcido do valor pago ou assistir ao novo show que não tem data prévia marcada para acontecer.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
COMUNICADO DA SECRETARIA DE TURISMO
A Secretaria Municipal de Turismo de Nova Friburgo,informa não ter nenhuma participação ou ligação com o Festival Serra Sons, cancelado no último domingo, 13 de novembro no 5º Distrito - Lumiar.E em nenhum momento a secretaria cogitou em participar deste evento e esperamos que a justiça apure e puna os responsáveis por denegrirem a imagem de Nova Friburgo em todo Brasil em um momento de luta para recuparmos os prejuízos sofridos com a enchente de 11 de janeiro último.
Atenciosamente,
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 
Secretaria Municipal de Turismo de Nova Friburgo.

Nenhum comentário: