Todas as ações do atual governo municipal estão ancoradas na realização de estudos, pesquisas e muito planejamento, por isso não serão realizadas apenas ações pontuais no trânsito
Conforme o prefeito Sérgio Xavier solicitou, foram divulgadas na manhã de quarta-feira, 18 de abril, por meio de uma entrevista coletiva, as mudanças que serão realizadas no trânsito da cidade. Todas as ações do atual governo do prefeito Sérgio Xavier estão ancoradas na realização de estudos, pesquisas e muito planejamento, por isso a necessidade de se realizar medidas mais bem pensadas e não apenas ações pontuais no trânsito de Nova Friburgo.
Dessa forma, a entrevista coletiva, aberta a toda imprensa, foi realizada com o superintendente da Autran (Autarquia Municipal de Trânsito), Rubem Luiz Machado Braga; com o secretário municipal de Ordem Urbana, cel. Hudson de Aguiar Miranda; e com o gerente operacional da Autran, Carlos Alberto Bayer.
A coletiva, que foi na sede da Autran, começou com o novo superintendente da Autarquia, Rubem Braga, apresentando-se e fazendo um breve histórico da sua vasta carreira e experiência com o tema Planejamento Urbano.
Rubem Braga, além de ser arquiteto e especialista em Planejamento Urbano, é pós-graduado em Urbanismo e Planejamento Territorial pelo Instituto de Urbanismo de Paris (IUP). Na França, onde morou por quatro anos, trabalhou no Metrô de Paris e no Órgão de Pesquisa e Planejamento de Transportes da cidade. Rubem também atuou em empresas públicas e privadas de planejamento, consultoria, operação de trânsito e transporte de passageiros, como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) e Fundrem (Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro).
O novo superintendente da Autran de Nova Friburgo também foi gerente Geral de Expansão, Marketing e Comunicação da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e diretor da Pró-Reitoria de Graduação da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).
Em sua apresentação, Rubem Braga destacou que aceitou o convite para assumir a superintendência da Autran por ter percebido muita seriedade nas ações do prefeito Sérgio Xavier, e uma vontade muito grande do prefeito em transformar Nova Friburgo em uma cidade melhor. “Eu acho que eu posso ser útil no processo de transformação da cidade de Nova Friburgo, isso devido a minha experiência, a minha vivência e a minha vontade de ajudar a cidade”, destacou Rubem Braga.
Rubem Braga explicou que não havia concedido uma coletiva antes, uma vez que assumiu o cargo em fevereiro, por preferir primeiramente se inteirar de todos os problemas e questões que envolvem o trânsito, os pedestre e os transportes da cidade.
“A cidade de Nova Friburgo é uma cidade muito boa, muito agradável, mas que há muito tempo não recebe ações de planejamento para o trânsito. Logo, o trânsito se desenvolveu naturalmente, não foram criadas, nos últimos 20 anos, nenhuma via nova, nenhum novo canal para o escoamento do trânsito. Para se ter uma ideia, a rotatória no Paissandu tem um volume de quase quatro mil veículos por hora. Isso é muita coisa. O número de veículos hoje na cidade é muito grande, e isso é preocupante”, afirmou o superintendente.
Para o superintendente, é necessário olhar a cidade a longo prazo, para os próximos 20 anos, e não pensar em soluções apenas para os problemas pontuais. Desde a tragédia de 2011, a cidade tem passado por um processo de reconstrução e desenvolvimento, que pede uma reavaliação. Dessa forma, destacou Rubem Braga, a Autran está fazendo um levantamento e o planejamento de ações de curto, médio e longo prazo, em que a cidade será vista como um todo, e não apenas com seus problemas isolados.
“Como base, temos usado o Plano Diretor de Nova Friburgo, que privilegia a mobilidade urbana, como um dos pontos fortes da cidade. Então dentro desse processo, estamos tentando viabilizar alternativas para o sistema viário, observando as vias alternativas, o que pode ser melhorado, isso para diminuir o trânsito no Centro da cidade. Também estamos estudando a implantação de ciclovias e a expansão do estacionamento Zero. Também estamos verificando a mudança de carga e descarga. Conforme solicitação do prefeito Sérgio Xavier, o novo horário será ampliado na parte da manhã, indo até as 13 horas, desafogando assim o trânsito na parte da tarde. Para isso será feita uma ampla campanha para a divulgação dessa mudança, antes de passar a vigorar”, explicou o superintendente.
Como primeira ação concreta, Rubem Braga destacou a reformulação do trânsito na Praça Marcílio Dias, a partir do dia 29 de abril, domingo, com o fechamento das ruas do entorno da Rua Julios Arp, e com a mudança de mão de algumas ruas no local. O gerente operacional da Autran, Carlos Alberto Bayer, explicou que em um primeiro momento, serão invertidas as direções do trânsito nas ruas Leuenroth, Comandante Ribeiro de Barros, Pastor Meyer e João Torres Xavier.
Essas mudanças são decorrentes de estudos que mostram a saturação da capacidade de circulação no Paissandu. Além disso, será implantada uma nova faixa de pedestres, permitindo o acesso à Praça Marcílio Dias. A retirada dos tachões existentes hoje, que impedem o acesso à rótula, facilitará a entrada dos veículos, permitindo desta forma o fechamento do retorno na Avenida Julius Arp, disse o gerente operacional da Autran.
Assim, com as mudanças desta primeira fase, a Autran vai também rever o tempo de cada uma das fases dos semáforos implantados, de forma a permitir uma uniformidade no movimento dos veículos.
Durante a coletiva, o coronel Hudson Aguiar, secretário de Ordem Urbana, explicou que o prefeito Sérgio Xavier solicitou um planejamento detalhado para a área de trânsito, tão crucial à cidade. “E não serão medidas pontuais, pois, em cada período, será dado um passo a mais, este devidamente pontuado no planejamento”, disse o coronel. A Secretaria de Ordem Urbana, por meio da Guarda Municipal, que tem à frente o comandante André Luis Santos, vai ajudar a Autran nas novas ações. “Conseguimos trabalhar mais e melhor quando atuamos em equipe, onde uma secretaria (Ordem Urbana) ajuda a outra (Autran), isso com uma visão sistêmica”, afirmou o secretário de Ordem Urbana, que destacou ainda que o secretário municipal da Guarda Municipal, André Luis Santos, já está avaliando os dez guardas municipais que atuarão junto à Autarquia, nos locais que sofrerão a mudança de trânsito.
Além dos vários repórteres de veículos de comunicação da cidade, também estiveram presentes os representantes do Poder Municipal, como o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Boueke; o comandante da Guarda Municipal de Nova Friburgo, André Luis Santos; a subsecretária de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Friburgo, Janayna Saade; o representante da Secretaria de Meio Ambiente, Daniel Cardoso; e o coordenador de apoio administrativo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Francisco Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário