9 de abril de 2012

Comunicado da Defesa Civil de Nova Friburgo

Prezados,       

    A finalidade deste COMUNICADO é explicar o motivo pelo qual o Sistema de Alerta via SMS de Nova Friburgo-RJ não pôde ser acionado na tarde do dia 06/04/2012, sexta-feira, bem como as ações que já vinham sendo executadas, visando tornar o sistema mais seguro.

    1) Motivo

    Atualmente, a conectividade entre o servidor do Sistema de Alerta de Nova Friburgo e os servidores das operadoras de telefonia é disponibilizada, gratuitamente, pela empresa Altarede.
    Em função do rompimento de um cabo de fibra óptica, em Teresópolis, essencial aos serviços de Internet da Altarede em toda região serrana, inclusive Nova Friburgo-RJ, o sistema tornou-se indisponível, devido à perda de conectividade entre o servidor do Sistema de Alerta e as operadoras.
    Mesmo com a crítica situação vivenciada no município de Teresópolis no dia 06/04/2012, a empresa Altarede trabalhou fortemente no local durante toda a noite, para restabelecer sua rede de conexão com a Internet, recuperando a conectividade na madrugada do dia 07/04/2012.


    2) Ações em Curso

       2.1) Mudança do local de instalação do servidor de Alerta

       Já estava programado para a segunda quinzena de Abril de 2012 realizarmos a mudança do servidor do Sistema de Alerta, que encontra-se na cidade de Nova Friburgo-RJ, para instalações da Altarede no Teleporto, localizadas na cidade do Rio de Janeiro.
       Tal ação tem por objetivo proteger o sistema dos eventos externos que ocorrerem na região serrana e que podem comprometer a conectividade entre o servidor do Sistema de Alerta e as operadoras, a exemplo do que aconteceu na tarde do dia 06/04 em Teresópolis, com o rompimento da fibra óptica.
       No teleporto, o servidor será ligado diretamente ao backbone da Embratel.

       2.2) Servidor de contingência

       Em andamento, encontra-se formatação de parceria com a empresa E&L Online, para instalação de servidor de contingência em Vitória-ES.
       A E&L Online é um provedor de Internet com ampla atuação no Espírito Santo.
       Desta forma, tornaremos o sistema ainda mais seguro, pois em caso de falha do servidor principal, que estará localizado na cidade do Rio de Janeiro, contaremos com outro servidor, em outro estado, capaz de entregar as mensagens às operadoras para sua distribuição. Para isto, vamos solicitar a VIVO, OI e TIM uma segunda porta de acesso as suas redes de SMS, que permitirá a conexão do servidor de contingência, a partir de Vitória-ES.

                   
       Seguimos à disposição para o esclarecimento de qualquer dúvida sobre os fatos descritos acima e contamos com a colaboração de todos, no intuito de continuarmos avançando com a criação e implementação de soluções voltadas ao enfrentamento dos desastres naturais.

Cordialmente,

Ten. Cel. João Paulo Mori
Secretário da Defesa Civil de Nova Friburgo

Nenhum comentário: