8 de abril de 2012

Mini esclas de samba mirns fizeram a festa na Unidos da Saudade

Uma inovação no carnaval friburguense. Concurso de mini escolas de samba. O evento foi realizado na noite de sexta-feira na quadra da escola de samba Unidos da Saudade que recebeu dezenas de sambistas de várias partes de Nova Friburgo para prestigiar a festa. Foram três concorrentes:
* GRES Unidos do Buriti
Enredo; A Magia dos Orixás
Carnavalesco: Léo Baiano
* GRES Unidos do Esquenta
Enredo: Da antiguidade a modernidade, o circo não pode acabar. Aplausos o show vai começar.
Carnavalescos: Yorram e Leilane
* GRES corações de Ouro
Enredo: Cultivando a esperança, germinando o amanhã... flores a essência da vida
Carnavalesco: Lucas Mello

Enganado está quem pensa que por causa do número de concorrentes foi um concursosinho qualquer. Errado. O que se viu na noite de sexta-feira, foi uma mescla de criatividade, inteligência, amor ao carnaval friburguense e acima de tudo beleza magia e luxo.

As três mini escolas de samba foram muito bem produzidas e continham tudo que uma escola normal tem. Desde o abre alas até o carro de som, muita iluminação, jogo de luzes, efeitos especiais e etc.

Outro detalhe importante, a comissão julgadora composta por sambistas e jornalistas especializados em carnaval, " realmente uma missão difícil, porque são três grandes talentos, principalmente em se tratando de crianças, mas o importante é  que estamos aqui para incentivar esta nova idéia" Cremilso de Araujo Costa (Borracha), integrante da comissão julgadora.

A Unidos do Buriti homenageou a crença religiosa da umbanda e o  carnavalesco Léo Baiano colocou toda sua criatividade no trabalho: o casal de mestre sala e porta bandeira representou Os mestres das engrusas; o  mestre das trevas representado num dos destaques e homenageando  Rafael Éboli; a bateria mostrou as águas; a ala das baianas a lavagem do Senhor do Bonfim e assim foi desfilando todo o sincronismo que marca o espiritismo no Brasil.

O circo foi representado na Unidos do Esquenta e não faltou nada. Desde a antiguidade ao modernismo. a diversidade do circo desde que ele era representado sem lona até o circo moderno: o circo máximo de Roma que apareceu depois de 40 a.c; os ciganos que vieram da Europa; palhaços como Benjamin de Oliveira, Arrelia, Bozo, Carequinha, Carlitos; tranpolins, trapézios; e até o Cirque du Soleil.

A Corações de Ouro, trouxe as flores pra a passarela. A comissão de frente representou o elemento seco; as fantasias apresentando a transformação divinal; o casal de mestre sala e porta bandeira - o sagrado e o profano; o Jardim do Éden encantado de Deus chegou no abre-alas.

O trabalho só confirmou e caracterizou o talento do artista friburguense. Um voto de louvor ao trabalho do pequeno carnavalesco Lucas Mello, que tem certamente terá um futuro brilhante, e o segundo lugar só revelou sua imaginação super talentosa.

O resultado final foi:
1° -  600 pts - Unidos do esquenta
2° - 597,5 pts - Corações de Ouro
3° - 573 pts - Unidos do Buriti

Já está programado para o mês de julho uma exposição das três mini escolas de samba que concorreram e um outro concurso igual. E as inscrições já estão abertas.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
FOTOS: Lamentamos, profundamente a falta de interesse dos organizadores em atender aos vários pedidos da direção do MANCHETE DA HORA, no que se refere ao envio de fotos para ilustrar a matéria, pois no momento da apresentação, infelizmente por falha nossa, não pudemos contar com a presença de fotógrafo. A beleza do trabalho apresentado ficaria mais bonita com as fotos.
José Duarte (editor) 

Nenhum comentário: