13 de janeiro de 2013

Cruzes no Suspiro comemoram os dois anos da tragédia


 
Por iniciativa do Grupo Gama, dezenas de friburguenses participaram de um protesto contra a inércia dos dirigentes locais que nada fizeram após o 12 de janeiro. Foram colocadas 274 cruzes na Praça do Suspiro em Nova Friburgo e algumas autoridades estiveram no local para prestigiar o evento.

É verdade que houve criticas à colocação das cruzes, porque dá impressão de luto permanente, mas o presidente do Gama, Chiquinho Figueiredo explicou, “ não se trata de luto, a idéia é não deixar passar em branco a maior tragédia brasileira e ao mesmo tempo cobrar das autoridades uma ação mais efetiva”.

A idéia da homenagem é do Grupo de Arte, Movimento e Ação de Nova Friburgo (GAMA). Segundo Julio Cezar Seabra Cavalcanti, fundador do grupo, a explicação da quantidade de 274 cruzes é a soma dos três algarismos: 2, 7 e 4, que tem com tem como resultado o número 13. Para o Gama, o número representa sorte. Desejo que eles fazem para toda Região Serrana. Segundo o grupo, as cruzes serão retiradas da praça do Suspiro na próxima segunda-feira (14).

Durante o protesto vários friburguenses que perderam entes queridos estiveram no local, relembrando aquela trágica noite e os300 milímetros de chuva que caíram entre 23h do dia 11 e 07h do dia 12.

 

Nenhum comentário: