Pois é, cliente da Energisa. Enquanto você assistia a partida
Brasil 1 x 7 Alemanha, terça-feira passada, a concessionária aumentava pela
segunda vez este ano a tarifa de energia elétrica da cidade, majorando ainda
mais o bolso do consumidor que, diga-se de passagem, não tem um bom serviço.
Na verdade, são dois modelos de reajuste: um para consumidores atendidos
em alta tensão (trifásicos, como as indústrias), de 7,94%; outro para os
consumidores de baixa tensão (residenciais), de 13,66%.
O aumento foi autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia
Elétrica) no dia 18 de junho, mas a empresa friburguense distribuiu nota no
vídeo das emissoras de televisão da cidade durante o intervalo do jogo do
Brasil e no restante da programação do último dia 8, logo após a partida, em
uma atitude cínica para enganar a população.
Enquanto isso, o serviço da empresa é péssimo. A cidade hoje tem
diversas ruas mal iluminadas. A própria Praça Getulio Vargas, bem no Centro e
em frente ao escritório burocrático da empresa, é uma prova disso. O consumidor
que atrasa em 30 dias o pagamento da conta recebe um aviso de corte e dois dias
após o serviço é interrompido.
Mas a pergunta que fica é a seguinte: a Energisa paga IPTU?
Segundo nossas fontes, já faz algum tempo que existe um débito nesse sentido.
Aliás, ela paga pelo uso do solo, já que os postes que ela coloca nas ruas
estão sob o solo da cidade? A Prefeitura de Nova Friburgo tem cobrado da
empresa sua regularização junto à municipalidade? A Energisa cumpre com todas
as exigências da legislação vigente no país?
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