VOLTA
Menos de dois meses depois de ter se despdido da Band, José Luiz Datena está de volta. O apresentador não concordou com a mordaça que a TV Record estava lhe impondo e reestreia no comando o Brasil Urgente no próximo dia 08. É isso aí, Datena, mordaça é muito bom em cavalos.
´
PAISSANDU
Uma lástima. Não há outra forma de definir o trânsito na Praça Marcilio dias (Paissandu) em Nova Friburgo. Entra governo e sai governo e o kaos continua o mesmo. Agora, para piorar ainda a Autran colocou sinalização na saída da rua Pastor Meyer sentido Olaria e ninguém respeita.
SORTEIO
A FIFA escondeu mas as falhas no funcionamento e organziação do sorteio da Copa do Mundo foram gritantes. Quem assistiu a transmissão pela Rede Globo de Televisão não percebeu, mas as outras emissoras mostraram muita coisa errada, inclusive pequenos atritos entre a equipe.
ELOGIO
quase um século depois, a direção de determinada empresa recocnheceu que sua equipe é fraca e sem qualidade. Demorou muito, mais de 50 anos. Mas há tambémo reversoda moeda. Se a equipe é fraca, qual é a nota para a direção?
MENTIROSO
O baixinho desempregado que vive de exploração de sua mãe continua agindo rigorosamente nos limites da cidade. Agora ele implantou uma modalidade nova. Fala das pessoas pelas esquinas e depois telefona para dizer que ' se disserem que eu flei mal de voce, não acredita". Brincalhão
TELEVISÃO
Que competição desonesta. Enquanto uma mostra a verdade dos fatos a outra mostra a mentira. Enquanto uma mostra o abandonomreal a outra mostra a Corte oferecendo pão e circo.
31 de julho de 2011
Grupo hacker LulzSec derruba site da Presidência e do Governo do Brasil
Guilherme Tagiaroli
A versão brasileira do grupo hacker LulzSec atacou na madrugada desta quarta-feira (22) duas páginas ligadas ao governo brasileiro: o presidencia.gov.br (site da Presidência da República) e o brasil.gov.br (que contém informações do governo). A ação, por volta da 1h, foi divulgada pelo próprio grupo em uma conta no Twitter. Logo depois do anúncio, as páginas saíram do ar.
A queda dos sites, informou a Secretaria de Imprensa da Presidência da Republica em nota oficial, foi causada pela ação do Serpro (Serviço de Processamento de Dados) na tentativa de impedir ataques hackers.
O Serpro detectou nesta madrugada, entre 0h30 e 3h, uma tentativa de ataque de robôs eletrônicos aos sites Presidência da República; Portal Brasil e Receita Federal. O sistema de segurança do Serpro, onde estes portais estão hospedados, bloqueou todas as ações dos hackers, o que levou ao congestionamento das redes, deixando os sites indisponíveis durante cerca de uma hora, diz a nota. O Serpro informa que o ataque foi contido e os dados e informações destes sites estão absolutamente preservados, continua. As páginas, afirmou a assessoria de imprensa, ainda podem apresentar instabilidade durante o dia por conta de serviços de manutenção e reforço de segurança. (fonte: Guilherme Tagiaroli)
29 de julho de 2011
VIGIAGRO TERÁ ESCRIOTÓRIO NJO PARAGUAI
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento inaugura nesta sexta-feira, 29 de julho, um escritório da Superintendência Federal de Agricultura do Paraná (SFA/PR) na Área de Controle Integrado Paraguai/Brasil. A nova sede é uma das ações
previstas no Acordo de Facilitação do Comércio Internacional (Acordo de Recife), com a finalidade de estabelecer as medidas técnicas e operacionais para regular os controles aduaneiros, migratórios, sanitários e de transporte nessas regiões.
O escritório funcionará nas instalações da Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP), em Ciudad Del Este (Paraguai), e será coordenado pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O objetivo é alcançar níveis satisfatórios de segurança zoofitossanitária para os dois países e simplificar os trâmites nos processos de despacho aduaneiros. O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, será representado na cerimônia pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Erikson Chandoha.
"A inspeção de verduras e frutas exportadas do Brasil para o Paraguai, que era realizada na Central de Abastecimento (Ceasa) de Foz do Iguaçu, será feita num mesmo local, pelas autoridades dos dois países, o que vai reduzir tempo e facilitar a troca de informações", ressalta o fiscal federal agropecuário do Vigiagro Bernardo Sayão Neto.
As autoridades fiscalizadoras também esperam melhorar a competitividade do agronegócio brasileiro e paraguaio com a redução dos custos no desembaraço de cargas agropecuárias. O aumento do fluxo no corredor de exportação vai elevar o Produto Interno Bruto (PIB) da economia do estado, com aumento da utilização dos serviços diretos e indiretos decorrentes do trânsito internacional nos portos de
Paranaguá e Antonina e no terminal de granéis sólidos Franco
Paraguaio, com capacidade estática de 200 mil toneladas.
Hoje, 95% da soja exportada pelo Paraguai são embarcadas por portos da Argentina. Com essa integração, pretendemos ampliar em 30% as exportações de grãos paraguaios somente por meio dessa fronteira", destaca o superintendente federal de Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho. Dois fiscais federais agropecuários e três auxiliares de inspeção brasileiros serão os responsáveis pelas atividades de fiscalização e controle na nova unidade.
Saiba mais
O Acordo de Recife prevê a aplicação de medidas técnicas e operacionais para regular os controles integrados nas zonas de fronteira entre os países do Mercosul. O pacto é regido pelas normas do Tratado de Montevidéu, de 1980, assinado pelos governos do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.
O trânsito de mercadorias estrangeiras pelo território nacional é regulamentado pela Instrução Normativa nº 36, de 2006 (Manual do Vigiagro). O Paraguai produz cerca de 12 milhões de toneladas de grãos. As duas maiores culturas são a soja, com 8 milhões de toneladas, e o milho, esponsável por 2 milhões de toneladas.
28 de julho de 2011
CASO DE POLICIA
AÍ ESTÁ O PERIGO
A tragédia de 12 de janeiro suscitou comentário de todas as ordens em todos os quatro cantos da cidade. A verdade é que apesar dás especulações, as verdades estão aparecendo e a cidade cada vez mais amedrontada. Veja a foto acima: esta fenda enorme por cima do Colégio Anchieta, pode provocar outra tragédia de proporções bem maiores que a de janeiro, pois se a fenda se abrir desaparece o centenário colégio dos jesuitas, toda rua General Osório e muito mais.
Veja esta outra foto. Somente agora alguém acordou que este é o maior perigo de Nova Friburgo hoje. E tem gente que não está acreditando. Tem gente que continua achando que isso é conversa fiada de gente desinformada.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Há quanto temos estamos alertando para os perigos da cidade. O blog MANCHETE DA HORA tem sido rigorosamente a voz que clama no deserto. Somos junto com o Bispo da Diocese de Nova Friburgo Dom Edney Gouvea Mattoso, os únicos que mostram os problemas. Ai vão perguntar: Qual é a solução?
A solução é problema das autoridades constituídas que são pagas para isso, afinal para que pagamos importos? Para passar por uma tragédia anunciada em 2008? Para ver nosso patrimônio que levamos a vida inteira para construi-lo ser diluido pela água e as montanhas em minutos como num passe de mágica? Para veer o vexame do escandalo da verba desviada?
Somos uma população ordeira, responsável, trabalhadora, porém acomodada, deitada eternamente em berço explêndico como dia a letra do nosso Hino Nacional. A impressão que temos é que todos estamos esperando nova tragédia para acordar, se é que vamos acordar. Será que não bastam as milhares de mortes de 12 de janeiro?
Enquanto a cidade gira no seu mundinho pequeno e visionário as coisas estão acontecendo e nós cada vez mais alheios, preocupados apenas com a hora da cervejinha com os amigos no botqeuim da esquina, a pelada do fim de tarde, as fofocas do salão de beleza, o jogo da televisão no fim de semana, a novela das oito e tudo mais.
A nossa Brogodó, Sucupira, Araguaia ou sei lá o que podemos chamar esta cidade, está desabando na nossa cabeça e o Rei cada vez mais sorridente, achando lindo a união dos cangaceiros limpando as estradas, feliz da vida com o brilho do sol e os aliados esperando a horade se apoderar do poder.
Onde estão os caras pintadas do iníco da década de 90 que incentivados pela emissora azul derrubaram o Presidente da República? Cadê os torcedores que só gritam na hora que o time perde e pedem a cabeça do treinador? Que fim levaram os vereadores que na campanha política falavam em progresso, trem, estrada do contorno, casas populares e etc? Cadê os sindicatos que só sabe levantar a bandeira do martelo na hora que aparecem os holofotes da imprensa para mostrar seu protesto inútil?
Caso de polícia. Essa é a verdade. Não existe outro termo para tudo que está acontecendo.
Olá meu nome é Margarete Martins Eufrazio sou advogada em Criciuma, venho
por meio desta divulgar e pedir encarecidamente que divulguem a foto da
minha irmã caçula, o nome dela é Isabela Martins Alves, tem 14 anos, é
morena , pele clara,aprofximadamente 1,60 cabelos ondulados e compridos, ela
desapareceu dia 20.01.2011 por volta das 15 horas no municipio de morro da
fumaça-SC, qualquer noticia que leve a ela por favor entre em contato com a
policia pelo 190.
A FAMILIA ESTÁ DESESPERADA!!! AJUDEM A DIVULGAR ESTE E-MAIL!!!
"O que você faz, soa mais alto do que as palavras que você diz ou escreve!!"
"Deus nunca fará por você aquilo que você pode fazer,
mas sempre fará por você tudo aquilo que você não pode fazer!!!"
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Fundação Municipal de Saúde prorroga
campanha de vacinação contra o Sarampo
A Secretaria Estadual de Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação contra o
sarampo até o dia 30 de julho, sábado. Em Nova Friburgo a imunização
acontecerá em algumas Unidades Básicas de Sáude de 8 às 17 horas. Para
vacinar contra o sarampo, os responsáveis devem apresentar a carteira de
vacianção da criança. Mesmo atingindo a meta de imunizar 95% da populção
infantil de 1 a 6 anos a Fundação Municipal de Saúde abrirá suas portas para
os 5% restantes. As Unidades que estarão abertas serão a Policlinica Centro
- suspiro, CAISMCA - Olaria, Policlinica Norte - C. Paulino, UBS de S.
Geraldo UBS do Codoeira. Vale lembrar que os Postos da Estratégia de Saúde
da Família nos bairros não abrirão no dia 30.
FONTE: Vigilância em Saúde - Coordenação de Imunização
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Competição SAE AeroDesign bate recorde de
inscrições cria mais desafios para equipes
Com 97 equipes inscritas, competição desafia estudantes com
novidades no regulamento, dias 20 a 23 de outubro, em São
José dos Campos, SP
Novas medidas para o compartimento de carga e distância reduzida para a decolagem
das aeronaves são algumas das novidades no regulamento da 13ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada de 20 e 23 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos/SP. A competição bateu recorde de inscrições, com 97 equipes (96 em 2010).
As 97 equipes reúnem cerca de 1,4 mil participantes, entre estudantes de engenharia,
professores orientadores e pilotos, desafiados a projetar e construir aviões
rádiocontrolados a serem submetidos a avaliações teóricas e práticas, conduzidas por
engenheiros da indústria aeronáutica. Ao todo, representam 68 instituições de ensino
do Brasil, Venezuela e México, num total de 89 equipes brasileiras e oito
estrangeiras.
Seis equipes são da Venezuela e duas do México. O Brasil será representado por 14
Estados mais o Distrito Federal. São Paulo tem 35 equipes inscritas. Cresceu a
participação do Estado de Minas Gerais, com 14 equipes (nove em 2010). Rio Grande do Sul possui oito equipes, Rio de Janeiro seis e Santa Catarina cinco. O Paraná conta
com quatro equipes, enquanto o Pará e o Distrito Federal aparecem com três equipes
cada. Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso serão representados por duas equipes cada. Já Espírito Santo e Bahia possuem uma equipe cada.
Novo regulamento – Com as mudanças no regulamento da competição, os estudantes terão de desenvolver aeronaves ainda mais leves, com aerodinâmica conciliada a um alto volume do compartimento de carga, capaz de decolar numa distância menor. Terão, ainda, de buscar novas opções em materiais, sistemas adicionais de frenagem e
tecnologia embarcada para acompanhar o tempo de voo.
Na categoria Classe Aberta, a distância de decolagem foi reduzida para 50m (61m em
2010) e agora as aeronaves devem ter instrumentos para medir tempo de voo. Os aviões categoria não têm restrições geométricas ou número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores esteja entre 10,65 cm3 (0.65 in3) e 15,07cm3 (0.92 in3). Antes eram 15,08 cc (ou 0,91 in3) e 19,9 cc (1,22in3).
Já na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas, e este ano houve
novas delimitações nas dimensões máximas das aeronaves, que devem aparecer na
competição com compartimentos de carga maiores em comparação aos anos anteriores. Agora, os projetos da categoria também devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 50m.
LANÇAMENTO A MÃO - É, porém, na Classe Micro a principal novidade: a opção de lançamento da aeronave a mão. Na categoria, os aviões não têm restrições geométricas nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. As aeronaves podem usar motores elétricos e, de acordo com as mudanças no regulamento, os aviões devem decolar em até 25m (30m em 2010).
As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas:
Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em
desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE
BRASIL - www.saebrasil.org.br
Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da
Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações ganham o direito de representar o
Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2012, nos EUA, onde equipes
brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares
na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE
East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é
afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto
AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo
propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia
aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade,
por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por
estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e
Ciências Aeronáuticas.
Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, ressalta que o projeto SAE BRASIL
AeroDesign completa a formação técnica dos futuros engenheiros. “É um reforço
extracurricular, um estímulo às boas práticas da engenharia requeridas pelo mercado,
como o trabalho em equipe, capacidade de liderança e planejamento, habilidade de
vender ideias e projetos, além de incentivar o comportamento ético e profissional”,
afirma.
novidades no regulamento, dias 20 a 23 de outubro, em São
José dos Campos, SP
Novas medidas para o compartimento de carga e distância reduzida para a decolagem
das aeronaves são algumas das novidades no regulamento da 13ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada de 20 e 23 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos/SP. A competição bateu recorde de inscrições, com 97 equipes (96 em 2010).
As 97 equipes reúnem cerca de 1,4 mil participantes, entre estudantes de engenharia,
professores orientadores e pilotos, desafiados a projetar e construir aviões
rádiocontrolados a serem submetidos a avaliações teóricas e práticas, conduzidas por
engenheiros da indústria aeronáutica. Ao todo, representam 68 instituições de ensino
do Brasil, Venezuela e México, num total de 89 equipes brasileiras e oito
estrangeiras.
Seis equipes são da Venezuela e duas do México. O Brasil será representado por 14
Estados mais o Distrito Federal. São Paulo tem 35 equipes inscritas. Cresceu a
participação do Estado de Minas Gerais, com 14 equipes (nove em 2010). Rio Grande do Sul possui oito equipes, Rio de Janeiro seis e Santa Catarina cinco. O Paraná conta
com quatro equipes, enquanto o Pará e o Distrito Federal aparecem com três equipes
cada. Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso serão representados por duas equipes cada. Já Espírito Santo e Bahia possuem uma equipe cada.
Novo regulamento – Com as mudanças no regulamento da competição, os estudantes terão de desenvolver aeronaves ainda mais leves, com aerodinâmica conciliada a um alto volume do compartimento de carga, capaz de decolar numa distância menor. Terão, ainda, de buscar novas opções em materiais, sistemas adicionais de frenagem e
tecnologia embarcada para acompanhar o tempo de voo.
Na categoria Classe Aberta, a distância de decolagem foi reduzida para 50m (61m em
2010) e agora as aeronaves devem ter instrumentos para medir tempo de voo. Os aviões categoria não têm restrições geométricas ou número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores esteja entre 10,65 cm3 (0.65 in3) e 15,07cm3 (0.92 in3). Antes eram 15,08 cc (ou 0,91 in3) e 19,9 cc (1,22in3).
Já na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas, e este ano houve
novas delimitações nas dimensões máximas das aeronaves, que devem aparecer na
competição com compartimentos de carga maiores em comparação aos anos anteriores. Agora, os projetos da categoria também devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 50m.
LANÇAMENTO A MÃO - É, porém, na Classe Micro a principal novidade: a opção de lançamento da aeronave a mão. Na categoria, os aviões não têm restrições geométricas nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. As aeronaves podem usar motores elétricos e, de acordo com as mudanças no regulamento, os aviões devem decolar em até 25m (30m em 2010).
As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas:
Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em
desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE
BRASIL - www.saebrasil.org.br
Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da
Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações ganham o direito de representar o
Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2012, nos EUA, onde equipes
brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares
na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE
East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é
afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto
AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo
propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia
aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade,
por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por
estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e
Ciências Aeronáuticas.
Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, ressalta que o projeto SAE BRASIL
AeroDesign completa a formação técnica dos futuros engenheiros. “É um reforço
extracurricular, um estímulo às boas práticas da engenharia requeridas pelo mercado,
como o trabalho em equipe, capacidade de liderança e planejamento, habilidade de
vender ideias e projetos, além de incentivar o comportamento ético e profissional”,
afirma.
Programação:
Dia 20 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos no Prédio
de Eletrônica e Computação do ITA e apresentações orais das equipes nas salas do
Prédio da Divisão Aeronáutica do ITA.
De 21 a 23 - das 7h às 18h – Competição de Voo, na Pista de Táxi do Aeroporto do
DCTA – aberta ao público.
Dia 20 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos no Prédio
de Eletrônica e Computação do ITA e apresentações orais das equipes nas salas do
Prédio da Divisão Aeronáutica do ITA.
De 21 a 23 - das 7h às 18h – Competição de Voo, na Pista de Táxi do Aeroporto do
DCTA – aberta ao público.
26 de julho de 2011
TRAGEDIA ANUNCIADA PARTE 13 - O TELEFÉRICO O MAIOR PERIGO
Diz o ditopopular que, " filho feio não tem pai", mas quando ele é bonito aparecem milhares de pais. E foi assim com todo noticiário desta terça-feria sobre o teleférico. Todo mundo se achou no direito de falar, somente agora.
Mas a verdade é que o MANCHETE DA HORA está falando nesse asunto há mais de dois meses, fomos o primeiro veículo de comunicação a afirmar que aquilo era um bsurdo, que não podia reconstruir a Capela Santo Antonio sem antes resolver o problema do teleférico. Fomos os primeiros a dizer que a Defesa Civíl estava demorando para apresentar uma solução.
Consultamos um engenheiro carioca, que por questão ética não vamos identifica-lo, que afirmou categoricamente que " o maior e mais perigoso risco da cidade de Nova Friburgo é o teleférico. Aquilo tem que ser demolido, não cabe reforma ali, porque está numa área totalmente sem segurança. Estivemos lá no pós tragédia e cosntatamos que aquele local poderia causar a morte de milhares de vitimas, se reformado" afirmou o engenheiro.
Agora depois que o Ministério Público se manifestou corretamente, a Defesa Civil, apresentou laudo, a Prefeitura concedeu entrevista, vários órgãos falaram e tudo mais.
Mas tudo isso, nos deixa felizes, porque pelo menos o MANCHETE DA HORA mostrou desde o início sua isenção, imparcialidade e rigorosamente na defesa dos mais humildes e do povo de uma cidade que foi devastada e ainda corre riscos
TRAGEDIA ANUNCIADA - PARTE 12 - FGTS
Como em toda tragédia no país, as vitimas tem direito a retirar o FGTS e com Nova Friburgo não foi diferente. Praticamente a cidade inteira retirou seu dinheiro visando obras, recuperação, restauração, mas esbarrou na burocracia da municipalidade. Muitas pessoas retiraram o FGTS contando que a Prefeitura fosse recuperar as áreas devastadas e elas poderiam reconstruir suas casas e retornar, mas isso não aconteceu.
Passaram-se seis meses e estas pessoas acabaram usando o dinheiro para outras despesas, justamente porque com o prejuízo que tiveram ficvaram sem nada e agora o dinheiro acabou e as familais em desespero total.
OAB/RJ em pauta: a ganância e o risco de uma nova tragédia na Serra
Coluna publicada no Jornal do Commercio, 20 de julho de 2011
Wadih Damous*
Milhares de cidadãos e várias instituições, como a OAB do Rio de Janeiro, se mobilizaram e atuaram em muitas frentes voluntárias de ajuda, doações e prestação de serviços a outras milhares de pessoas vitimadas pela tragédia causada pelas chuvas na Região Serrana, no início do ano.
O maior desastre climático já ocorrido em nosso país matou quase mil pessoas e, para nossa profunda indignação, passados mais de meses, temos que nos defrontar com o risco de sofrimento no próximo verão. Vêm à tona denúncias da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Federal sobre um conluio criminoso entre empresas e agentes públicos das prefeituras de Teresópolis e Nova Friburgo para desviar dinheiro e distribuir propinas para empreiteiros e fornecedores.
Tudo facilitado pela dispensa de licitações, dado o caráter emergencial das obras. Não bastasse a apropriação de dinheiro público pelos que deveriam ser os primeiros a ajudar na reconstrução das cidades, ficamos sabendo que ainda estão por fazer as obras de contenção nas encostas, desassoreamento dos rios e a implantação de um sistema de monitoramento das chuvas.
Ou seja, a ganância de alguns pode vir a causar a repetição do horror vivido em janeiro. A OAB/RJ não se omitiu naquela ocasião e está atenta agora às investigações em curso: as autoridades que compactuarem com a omissão a negligência e malversação de recursos públicos serão diretamente responsáveis pelo que vier a acontecer. Vamos usar todos os meios legais para que as medidas de proteção às vidas humanas sejam tomadas.
(*)Wadih Damous é presidente da OAB/RJ
Coluna publicada no Jornal do Commercio, 20 de julho de 2011
Milhares de cidadãos e várias instituições, como a OAB do Rio de Janeiro, se mobilizaram e atuaram em muitas frentes voluntárias de ajuda, doações e prestação de serviços a outras milhares de pessoas vitimadas pela tragédia causada pelas chuvas na Região Serrana, no início do ano.
O maior desastre climático já ocorrido em nosso país matou quase mil pessoas e, para nossa profunda indignação, passados mais de meses, temos que nos defrontar com o risco de sofrimento no próximo verão. Vêm à tona denúncias da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Federal sobre um conluio criminoso entre empresas e agentes públicos das prefeituras de Teresópolis e Nova Friburgo para desviar dinheiro e distribuir propinas para empreiteiros e fornecedores.
Tudo facilitado pela dispensa de licitações, dado o caráter emergencial das obras. Não bastasse a apropriação de dinheiro público pelos que deveriam ser os primeiros a ajudar na reconstrução das cidades, ficamos sabendo que ainda estão por fazer as obras de contenção nas encostas, desassoreamento dos rios e a implantação de um sistema de monitoramento das chuvas.
Ou seja, a ganância de alguns pode vir a causar a repetição do horror vivido em janeiro. A OAB/RJ não se omitiu naquela ocasião e está atenta agora às investigações em curso: as autoridades que compactuarem com a omissão a negligência e malversação de recursos públicos serão diretamente responsáveis pelo que vier a acontecer. Vamos usar todos os meios legais para que as medidas de proteção às vidas humanas sejam tomadas.
(*)Wadih Damous é presidente da OAB/RJ
Coluna publicada no Jornal do Commercio, 20 de julho de 2011
24 de julho de 2011
A MARRETA
NOVO NOME
Resolvemos mudar o nome desta seção. Não é mais falha nossa mas "A MARRETA". Este nome fica mais próximo do que pretendemos, por isso, a partir de hoje A Marreta, vai continuar marretando erros e acertos que no nosso entender precisam ser repensados.
Resolvemos mudar o nome desta seção. Não é mais falha nossa mas "A MARRETA". Este nome fica mais próximo do que pretendemos, por isso, a partir de hoje A Marreta, vai continuar marretando erros e acertos que no nosso entender precisam ser repensados.
MEU RECADO
Como editor do blog Manchete da Hora, jornalista profissional, sincero, há 21 anos na mesma empresa, obedecendo rigorosamente as regras de humildade que a Bíblia nos pede e, justamente por não aceitar abraços e sorrisos amarelos pela frente e a maldade alheia por trás, digo o seguinte
Não sou falso. Não aceito boicote e muito menos traição.
Não sou obrigado a conviver com iniciantes mentirosos e que fazem da profissão um trampolim para seus meios escusos de vida.
Quem quiser ser meu amigo tem que preencher estes requisitos.
Caso contrário, passar bem.
Não convivo com tartufos.
OBRIGADO
Agradeço ao publicitário Alexandre Vaz (supervisor do Friburguense) pelas palavras elogiosas que falou a meu respeito com alguns colegas da imprensa. Não sou o melhor jornalista do Brasil como fui citado, mas procuro na minha humildade ser bom naquilo que faço.
CADÊ A ÉTICA
Primeiro foi o Flamengo fazendo força para tirar Kleber do Palmeiras, se vem que ele também tem culpa nesse episódio. Agora o Fluminense levou Martinucio, depois que o jogador já tinha assinado pré-contrato com o Palmeiras. É o futebol carioca voltando aos seus “dias de glória”. E ainda falam em moralização.
QUAL É A DELE?
Quando um jornalista cursa a faculdade de jornalismo, ele aprende a ser imparcial. Pelo menos é o que diz o bom senso. Agora apresentar programa de televisão com blusão, camisa ou uniforme de um clube esportivo, dá assim, uma impressão de torcedor, partidarismo, subserviência. Ou estou mentindo?
MAU ASSOCIADO
Não tenho a menor preocupação em passar para a história da AFI como o presidente que expulsou associados. Uma entidade para ser séria tem que ter sócios competentes e adimplentes. Quando ele não paga não merece continuar engrossando as fileiras do quadro associativo.
DELÍRIO
O dublê de apresentador disse que já está eleito. No entendimento dele a audiência de seu programa (1.000.000 de amigos?) o levará a subir a rampa do Palácio. Que Palácio? Vamos torcer porque com a personalidade difícil, e seu jeito pouco simpático de tratar as pessoas, a rampa poderá ser outra.
LEGAL
O novo canal da cidade está usando logomarca que não é dele. Infelizmente, honestidade é coisa que não faz parte do dicionário de muitas pessoas. Mas será que o dono da logomarca sabe?
PRISCILA MACHADO DO RIO GRANDE DO SUL É A MISS BRASIL 2011
Terminou neste exato momento em São Paulo o Miss Brasil 2011. 27 candidatas iniciaram a disputa ao título máximo da beleza brasileira. Após o primeiro desfile, sobraram 15 para a eliminatória; depois 10 para a semifinal até as cinco finalistas:
Gabriela Rocha - Miss Bahia
Priscilla Machado - Miss Rio Grande do Sul
Rafaella Butarelli - Miss São Paulo
Tami Cavalcante - Miss Amazonas
Daniele Knidel - Miss Acre
Depois do desfile de despedida de Deborah Lyra (Miss Brasil 2010) as apresentadoras Adriane Galisteu e Nayla Micherif anunciaram os prêmios) que a vencedora recebe: um carro 0 quilômetro, uma passagem para Lisboa (Portugal), hospedagem no Dom Pedro Hotel de Lisboa, R$ 200 mil em contratos de publicidade.
A vencedora estará dia 12 de setembro no Miss Universo 2011 que pela primeira vez seá no Brasil em São Paulo. O resultado final foi:
5° lugar: Tami Cavalcante (Miss Amazonas)
4° lugar: Rafaela Butarelli (Miss São Paulo)
3° lugar: Daniele Knidel (Miss Acre)
2° lugar: Gabriela Rocha (Miss Bahia)
1° lugar: Priscilla Machado (Miss Rio Grande do Sul
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
O perfil da nova Missa Brasil
Nome: Priscila Machado
Idade: 25 anos
Profissão: modelo
Signo: capricórnio
Namorado: não
Filme: Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças
Livro: Salomão, o Homem mais Rico que já Existiu
Música: Teenage Dream, da Katy Perry
Hobby: assistir filmes
Homem bonito: César Cielo
Mulher bonita: Alessandra Ambrósio
Na mala de miss não pode faltar: maquiagem e salto alto
Virtude: dedicação
Defeito: extremamente autocrítica
Frase preferida: “E seu futuro será tão lindo quanto seu coração”
Viagem inesquecível: Milão
Segredo de beleza: não posso contar
Sonho: ser uma pessoa realizada
Gabriela Rocha - Miss Bahia
Priscilla Machado - Miss Rio Grande do Sul
Rafaella Butarelli - Miss São Paulo
Tami Cavalcante - Miss Amazonas
Daniele Knidel - Miss Acre
Depois do desfile de despedida de Deborah Lyra (Miss Brasil 2010) as apresentadoras Adriane Galisteu e Nayla Micherif anunciaram os prêmios) que a vencedora recebe: um carro 0 quilômetro, uma passagem para Lisboa (Portugal), hospedagem no Dom Pedro Hotel de Lisboa, R$ 200 mil em contratos de publicidade.
A vencedora estará dia 12 de setembro no Miss Universo 2011 que pela primeira vez seá no Brasil em São Paulo. O resultado final foi:
5° lugar: Tami Cavalcante (Miss Amazonas)
4° lugar: Rafaela Butarelli (Miss São Paulo)
3° lugar: Daniele Knidel (Miss Acre)
2° lugar: Gabriela Rocha (Miss Bahia)
1° lugar: Priscilla Machado (Miss Rio Grande do Sul
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
O perfil da nova Missa Brasil
Nome: Priscila Machado
Idade: 25 anos
Profissão: modelo
Signo: capricórnio
Namorado: não
Filme: Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças
Livro: Salomão, o Homem mais Rico que já Existiu
Música: Teenage Dream, da Katy Perry
Hobby: assistir filmes
Homem bonito: César Cielo
Mulher bonita: Alessandra Ambrósio
Na mala de miss não pode faltar: maquiagem e salto alto
Virtude: dedicação
Defeito: extremamente autocrítica
Frase preferida: “E seu futuro será tão lindo quanto seu coração”
Viagem inesquecível: Milão
Segredo de beleza: não posso contar
Sonho: ser uma pessoa realizada
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Outros prêmios da noite
Miss Simpatia: Renata Lustosa (Miss Piauí)
Miss Trajes Típicos: Mariana Figueiredo (Miss Rio de Janeiro)
23 de julho de 2011
TRAGEDIA ANUNCIADA - PARTE 11 - ALUGUEL SOCIAL
Cadê o aluguel social?
Apesar de parte da mídia oficial esconder e as autoridades teimarem em afirmar que o aluguel social está sendo pago, que tudo está tranquilo, a verdade é que ísso é uma mentira. A verdade dos poderes é a mentira do nosso dia a dia.
Dezenas ou centenas de milhares de familias ainda não receberam nada, a burocracia é muito grande, as filas são enormes no banco pagador e o pobre que perdeu tudo, aquele friburguense que sofreu com a devastação da cidade, vendo todo seu patrimônio que levou uma vida inteira para ser construído, descer na lama, nos escombros e rio abaixo, continua a ver navios, ou morros destruídos, resto de construção de casas, sem saber quando terão seu lar de volta.
Por outro lado, tem bonitinha, que não precisa, aproveitadores da desgraça humana, que não precisam disso mas tem padrinho rico ou pistolão nos meios governamentais, recebendo rigorosamente o aluguel social, em detrimento de inumeros pobres coitados.
Cadê o aluguel social? Porque ninguém toma providência? Porque as autoridades se calam? Porque as familias também não saem para as ruas, fazem carreatas, atos públicos, movimentos, plantão na porta doa palácios, câmaras, bancos e etc?
Ou o povo se mexe, os verdadeiros interessados gritam ou vai levar muito tempo ainda para solucionar esta vergonha municipal.
TRAGEDIA ANUNCIADA PARTE III - SEIS MESES DEPOIS
Seis meses depois dea catástrofe nem a limpeza da cidade foi totalmente feita. Apenas o centro da cidade recebeu atenção da municipalidade, os bairros e distritos continuam carentes de tudo.
Localidades como: Girassol, Campo do Coelho, Conquista e muitos outros até agora estão necessitando de ajuda, principalmente porque seus moradores não têm recursos ao contrário de outras localidades onde os moradores estão se reunindo fazendo mutirões de limpeza.
Em Conselheiro Paulino, a população fará um ato público sext-afeira, próxima dia 15, para protestar conrtra no abandono do bairro, " as autoridades dizem que não tem verba, mas porque Conselheiro Paulino n~]ao foicontemplado", afirma a moradora Zélia Ventu
Deslizamento em obra mata 1 e fere outro em Nova Friburgo
Um deslizamento de terra matou um homem e deixou outro ferido na tarde desta sexta-feira, em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. O incidente aconteceu por volta das 15h, e segundo a Defesa Civil, a obra em que os homens trabalhavam era irregular.
As vítimas trabalhavam na construção de um muro no bairro Floresta. Claudenir de Souza Farias, 31 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. O ajudante, não identificado, foi hospitalizado com ferimentos leves.
A Defesa Civil informou que a obra não tinha autorização da prefeitura e estava acontecendo há 15 dias. Três casas foram interditadas devido ao incidente e as famílias foram encaminhadas para abrigos públicos.
22 de julho de 2011
Jovem bate carro em igreja na BA e é condenado a frequentar missa
Em Maracás, cidade no sudoeste da Bahia, uma ordem judicial expedida na quarta-feira (13) pelo juiz José Brandão, da comarca local, recomendou, como consequência a uma infração, que um adolescente frequente as missas dominicais durante um mês. A primeira cerimônia frequentada pelo garoto foi no domingo (17).
A infração aconteceu em janeiro deste ano, quando o adolescente, então com 17 anos - hoje tem 18 -, bateu o carro contra o muro de uma igreja da cidade. “Eu ia dar como obrigação que ele retirasse a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas a mãe disse que estava muito cara. Como houve incidente contra o próprio templo religioso, nós achamos que é até uma forma de ressocialização, inserir ele em uma religião para fazer pensá-lo na vida”, comenta o juiz em entrevista ao G1.
De acordo com o juiz, algumas das alternativas para a conclusão do processo seriam as medidas socioeducativas, a reparação dos danos, a internação ou a advertência. Mas, como a infração cometida foi leve, o juiz resolveu adotar a opção religiosa. “Ele declarou no ato que era católico, não impus religião. Eu atuo na área criminal e já pensava em começar a dar essas ordens aos presos, ou seja, liberá-los com essas condições”, informa. O jovem ficou sabendo da punição durante audiência realizada na quarta-feira.
Caso o adolescente não frequente as missas, José Brandão diz que ele pode receber outro tipo de punição. “Quem vai fiscalizar são os padres, não vamos levar muito a ferro e fogo, não. Apesar de ser uma ordem, vamos tratar como recomendação”, diz.
Toque de acolher
José Brandão é o mesmo juiz que aplicou a medida chamada de ‘toque de acolher’ na cidade de Maracás, em 2 de junho, e na região de Santo Estevão, que inclui as cidades de Ipecaetá e Antônio Cardoso, em junho de 2009. De acordo com a medida, crianças e adolescentes de 0 a 17 anos só podem circular pelas ruas até as 23h.
O horário-limite varia de acordo com a idade. O juiz conta que crianças de até 12 anos podem permanecer nas ruas até as 20h, adolescentes de 13 a 15 anos até as 22h e os jovens de 16 e 17 anos até as 23h.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal das cidades dão suporte à decisão judicial, através da realização de rondas todas as noites. O indivíduo que desobedecer será encaminhado ao Juizado de Infância e Adolescente, com base no artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). Os pais responderão a processos e poderão ser multados no valor que varia de três a 20 salários mínimos, se a saída do filho for registrada por três vezes.
Após seis dias de implantação em Maracás, 23 jovens foram conduzidos ao Juizado. Para o juiz, está comprovado que a determinação diminui os índices de violência juvenil, tanto como autores como vítimas do crime. “Eles acabam se distanciando da prática do tráfico de drogas deixando de servir como ‘avião’ ou de ficar expostos à prostituição e a abusos sexuais”, informa o juiz.
21 de julho de 2011
JORGE E MATEUS SÃO EMPOSSADOS COMO EMBAIXADORES DO RODEIO DE BARRETOS
Ícones do sertanejo na atualidade, Jorge e Mateus foram nomeados “Embaixadores do Rodeio de Barretos”, na última quarta-feira, dia 20, em cerimônia realizada durante o lançamento oficial da Festa do Peão de Barretos em Ribeirão Preto/SP.
Os músicos receberam um chapéu e um diploma, como símbolos da posse, das mãos do presidente da Festa Marcos Murta e comentaram a emoção de receber o título. “É uma responsabilidade muito grande, estamos muito emocionados e honrados de representar o maior rodeio da América Latina”, disse Mateus.
O show da dupla em Barretos será no dia 27 de agosto, aniversário de Jorge. “Vai ser o maior aniversário do mundo”, disse o sertanejo visivelmente emocionado completando que é um grande presente comemorar a data ao lado dos fãs na maior Festa do gênero da América Latina.
Em 2010 a dupla foi responsável pelo recorde de público registrado no Parque do Peão em um único dia: mais de 150 mil pessoas.
Lançamento
Além das novidades e a programação da Festa do Peão, o evento realizado em Ribeirão Preto marcou o lançamento do Camarote Arena Premium, um dos mais badalados, e do 1º Fórum Internacional de Economia Verde – Estratégias para o Agronegócio. O Fórum acontecerá de 10 a 12 de agosto no Parque do Peão e também integra o programa de ações sustentáveis desenvolvido por Os Independentes – entidade promotora da Festa.
O evento contou ainda com um show especial da dupla Ricardo & João Fernando, também atração da Festa do Peão de Barretos.
A Festa do Peão de Barretos
O evento acontece de 18 a 28 de agosto no Parque do Peão em Barretos recebendo uma intensa programação que abrange disputas esportivas, apresentações culturais e musicais, concurso culinário, atrações infantis, baladas e feira comercial.
A programação completa está disponível no www.independentes.com.br/festadopeao
GLAUBER BRAGA CONSEGUE A LIBERAÇÃO DE MAIS RECURSOS PARA A SAUDE DE NOVA FRIBURGO E CACHOEIRAS DE MACACU
Já foi depositado nas contas das prefeituras de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, recursos de Emendas Parlamentares do Deputado Federal Glauber Braga (PSB/RJ). Desde que assumiu o mandato pleno de Deputado Federal, Glauber tem visitado constantemente diversos Ministérios para conseguir a liberação de recursos para o interior do Estado do Rio. Essa semana foi liberada verbas federais para a Saúde dos municípios de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. O dinheiro é referente às Emendas Participativa que o Glauber apresentou em 2009 para o orçamento da União de 2010.
Para Nova Friburgo o total das verbas repassadas é de R$189.550,00. Com esse dinheiro, a Prefeitura tem que abrir licitação para a compra de:
Uma ambulância tipo “A” para remoção no valor de R$44.850,00
Um veículo para Apoio as Equipes de Saúde da Família no valor de R$27.500,00
Para a Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Melo, no bairro Cordoeira.
Uma ambulância tipo “A” para remoção no valor de R$44.850,00
Um veículo para Apoio as Equipes de Saúde da Família no valor de R$27.500,00
Para a Unidade Básica de Saúde de Vargem Alta.
Uma ambulância tipo “A” para remoção no valor de R$44.850,00
Para a Unidade Básica de Saúde de Campo do Coelho.
Para Cachoeiras de Macacu o total das verbas repassadas é de R$167.000,00.
Com esse dinheiro, a Prefeitura tem que abrir licitação para a compra de:
Uma ambulância tipo “A” para remoção no valor de R$66.000,00
Para a Unidade de Saúde Familiar (USF) AGRO BRASIL – Rod RJ Km 12
Uma ambulância tipo “A” para remoção no valor de R$66.000,00
Para a Unidade de Saúde Familiar Maraporã (USF) – Est. Rio – Friburgo Km 23
Um veículo para Apoio as Equipes de Saúde da Família no valor de R$35.000,00
Para Nova Friburgo o total das verbas repassadas é de R$189.550,00. Com esse dinheiro, a Prefeitura tem que abrir licitação para a compra de:
Uma ambulância tipo “A” para remoção no valor de R$44.850,00
Um veículo para Apoio as Equipes de Saúde da Família no valor de R$27.500,00
Para a Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Melo, no bairro Cordoeira.
Uma ambulância tipo “A” para remoção no valor de R$44.850,00
Um veículo para Apoio as Equipes de Saúde da Família no valor de R$27.500,00
Para a Unidade Básica de Saúde de Vargem Alta.
Uma ambulância tipo “A” para remoção no valor de R$44.850,00
Para a Unidade Básica de Saúde de Campo do Coelho.
Para Cachoeiras de Macacu o total das verbas repassadas é de R$167.000,00.
Com esse dinheiro, a Prefeitura tem que abrir licitação para a compra de:
Uma ambulância tipo “A” para remoção no valor de R$66.000,00
Para a Unidade de Saúde Familiar (USF) AGRO BRASIL – Rod RJ Km 12
Uma ambulância tipo “A” para remoção no valor de R$66.000,00
Para a Unidade de Saúde Familiar Maraporã (USF) – Est. Rio – Friburgo Km 23
Um veículo para Apoio as Equipes de Saúde da Família no valor de R$35.000,00
Diante das suspeitas de desvio de dinheiro público que a Prefeitura de Nova Friburgo vem sofrendo, o Deputado Federal Glauber quer propor que seja montada um grupo da sociedade civil para fiscalizar e acompanhar os recursos federais que vão chegar a partir de agora no município.
Outros recursos para a Saúde já foram liberados esse ano por Glauber
No dia 24 de maio de 2011, foi depositado na conta da Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo o valor de R$482 mil referente à Emenda Participativa que o Glauber apresentou em 2009 para o orçamento da União de 2010.
Os recursos são para a compra de 2 Aparelhos de Raio X – Fixo, 1 Microscópio Cirúrgico, 2 Aparelhos de Anestesia e 4 Mesas Cirúrgicas Elétricas. Todos os equipamentos são para o Hospital Municipal Raul Sertã.
Com o dinheiro já depositado, cabe a Prefeitura de Nova Friburgo abrir o
processo de licitação para adquirir os equipamentos.
O Deputado Glauber afirma que esse é só o inicio de todo um trabalho que ele vai fazer junto aos Ministérios: “Vou continuar batendo de porta em portapedindo aos Ministros que entendam a situação da Região Serrana e libere as verbas necessárias para a reconstrução”, finalizou o Parlamentar
No dia 24 de maio de 2011, foi depositado na conta da Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo o valor de R$482 mil referente à Emenda Participativa que o Glauber apresentou em 2009 para o orçamento da União de 2010.
Os recursos são para a compra de 2 Aparelhos de Raio X – Fixo, 1 Microscópio Cirúrgico, 2 Aparelhos de Anestesia e 4 Mesas Cirúrgicas Elétricas. Todos os equipamentos são para o Hospital Municipal Raul Sertã.
Com o dinheiro já depositado, cabe a Prefeitura de Nova Friburgo abrir o
processo de licitação para adquirir os equipamentos.
O Deputado Glauber afirma que esse é só o inicio de todo um trabalho que ele vai fazer junto aos Ministérios: “Vou continuar batendo de porta em portapedindo aos Ministros que entendam a situação da Região Serrana e libere as verbas necessárias para a reconstrução”, finalizou o Parlamentar
20 de julho de 2011
Beneficiária do Bolsa Família abre pequeno empreendimento e devolve cartão
Com apenas R$ 20 de investimento, beneficiária investe em pequeno negócio, melhora de vida e devolve cartão do Bolsa Família
Heleno Lima
Aos 42 anos, Roseana Cipriano Oliveira de Lima, moradora de Juazeirinho, na Paraíba, passou de beneficiária do Bolsa Família, a pequena empreendedora. Desempregada, ela vivia com pouco mais de R$ 90 do benefício do Governo Federal, mas um dia, ao ouvir no rádio, o gestor do Bolsa Família dar uma entrevista, sua vida mudou. "Ele disse que o benefício não era para a vida toda. Que todo mundo deveria se esforçar e progredir. Aquilo mexeu comigo", explica.
Dias depois, ela retirou seu benefício, separou R$ 20 e comprou balas, doces, pipocas e pirulitos. Montou um pequeno tabuleiro na porta de casa e foi à luta. Com o pouco que recebia com a venda dos doces, comprava mais guloseimas e aumentava a clientela.
Roseana Cipriano: "o Governo me ajudou. Hoje, Graça a Deus não preciso mais. Gostaria de pedir a todos aqueles que conseguiram uma condição de vida melhor, que façam o mesmo e devolvam o cartão, dando a oportunidade a quem mais precisa".
Com as vendas, as coisas foram melhorando e aos poucos, consegui comprar uma prateleira grande e comecei a vender dentro da sala da minha casa", afirma. Pouco tempo depois, com a renda já mais estável, Roseana recorreu a um parente, que lhe fez um empréstimo, com o qual ela comprou produtos alimentícios, como arroz, feijão, café, produtos de higiene e limpeza para revenda. A reviravolta na vida desta brasileira daria um filme. Com um filho de 14 anos para sustentar, Roseana era responsável pela administração da casa e de todas as despesas da família, além dos cuidados com o marido, que tem problemas de saúde.
"Consegui construir um pequeno barraco, que transformei em mercearia, onde revendia todos os produtos que comprei. Hoje, além de conseguir pagar as despesas da casa, ainda pago o empréstimo", comemora. "Se minha situação melhorou, porque eu ia ficar com o cartão? Tem tanta gente precisando mais, não é?"
A ação foi comemorada por toda a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Juazeirinho. "Iniciativas como esta precisam ser valorizadas e reconhecidas. É uma atitude de grande valia e grande impacto na vida de todos", comenta o Secretário Wagner Colaço. "Não quero passar o resto da minha vida dependendo do Governo. Eles me ajudaram enquanto precisei. Hoje, Graças a Deus não preciso mais. Gostaria de pedir a todos aqueles que conseguiram uma condição de vida melhor, que façam o mesmo e devolvam o cartão, dando a oportunidade a quem mais precisa", conclui. Fernanda Lattarulo
Heleno Lima
Aos 42 anos, Roseana Cipriano Oliveira de Lima, moradora de Juazeirinho, na Paraíba, passou de beneficiária do Bolsa Família, a pequena empreendedora. Desempregada, ela vivia com pouco mais de R$ 90 do benefício do Governo Federal, mas um dia, ao ouvir no rádio, o gestor do Bolsa Família dar uma entrevista, sua vida mudou. "Ele disse que o benefício não era para a vida toda. Que todo mundo deveria se esforçar e progredir. Aquilo mexeu comigo", explica.
Dias depois, ela retirou seu benefício, separou R$ 20 e comprou balas, doces, pipocas e pirulitos. Montou um pequeno tabuleiro na porta de casa e foi à luta. Com o pouco que recebia com a venda dos doces, comprava mais guloseimas e aumentava a clientela.
Roseana Cipriano: "o Governo me ajudou. Hoje, Graça a Deus não preciso mais. Gostaria de pedir a todos aqueles que conseguiram uma condição de vida melhor, que façam o mesmo e devolvam o cartão, dando a oportunidade a quem mais precisa".
Com as vendas, as coisas foram melhorando e aos poucos, consegui comprar uma prateleira grande e comecei a vender dentro da sala da minha casa", afirma. Pouco tempo depois, com a renda já mais estável, Roseana recorreu a um parente, que lhe fez um empréstimo, com o qual ela comprou produtos alimentícios, como arroz, feijão, café, produtos de higiene e limpeza para revenda. A reviravolta na vida desta brasileira daria um filme. Com um filho de 14 anos para sustentar, Roseana era responsável pela administração da casa e de todas as despesas da família, além dos cuidados com o marido, que tem problemas de saúde.
"Consegui construir um pequeno barraco, que transformei em mercearia, onde revendia todos os produtos que comprei. Hoje, além de conseguir pagar as despesas da casa, ainda pago o empréstimo", comemora. "Se minha situação melhorou, porque eu ia ficar com o cartão? Tem tanta gente precisando mais, não é?"
A ação foi comemorada por toda a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Juazeirinho. "Iniciativas como esta precisam ser valorizadas e reconhecidas. É uma atitude de grande valia e grande impacto na vida de todos", comenta o Secretário Wagner Colaço. "Não quero passar o resto da minha vida dependendo do Governo. Eles me ajudaram enquanto precisei. Hoje, Graças a Deus não preciso mais. Gostaria de pedir a todos aqueles que conseguiram uma condição de vida melhor, que façam o mesmo e devolvam o cartão, dando a oportunidade a quem mais precisa", conclui. Fernanda Lattarulo
19 de julho de 2011
NOVA FRIBURGO TERÁMUSEU NAVAL AINDA ESTE ANO
Recentemente o salão social da Casa do Velho Marinheiro sediou uma exposição náutica e os organizadores Marco Cardinot e Ronald Botelho conseguiram levar importantes empresários que se interessaram a patrocinar a construção do museu. Além de entidades religiosas e principais governantes da cidade, compareceram também importantes nomes da força nacional que estão ansiosos para ver o museu pronto.
Naquela oportunidade mais de 2 mil pessoas compareceram nos dois dias de exposição, fato que sensibilizou Marco Cardinot (marketista naval) e Ronald Botelho (vice presidente e colecionador) da Associação Mara na Serra, responsável pelo trabalhar pela viabilização do museu.
Os trabalhos de preparação começaram imediatamente e agora está sendo estudado o melhor local. Para a Marinha do Brasil não existe preferência, mas a vontade de fazer, porém está definido que o museu será mesmo em Nova Friburgo. A Associação Mar na Serra junto com a Marinha do Brasil está fazendo todos os esforços possíveis, “ ainda não se sabe se o museu será cosntruido ou se ocupará alguma área já existente na cidade, por isso, não temos orçamento. Só sabemos que ele terá administração da nossa associação e apoio da Marinha do Brasil”,. Afirma Marco Cardinot
Ele será composto de mais de 250 maquetes de antigas embarcações até os grandes transatlânticos atuais contando também com um grande acervo de peças navais que juntas terão como seu tema principal a história da navegação.
A verdade é que a concretização deste museu é um sonho antigo, notadamente porque Nova Friburgo possui uma base naval das mais importantes para as Forças Armadas e, certamente mais uma formula de propagar o nome da cidade
FOTOS LEONARDO VELLOZO
18 de julho de 2011
EM FAVOR DO MONUMENTO
Ainda no calor da emoção pós tragédia, muita gente defendeu a idéia da construção de um monumento para marcar, embora que de forma triste, aquilo que nenhum friburguense jamais vai esquecer, que foi a catástrofe de 12 de janeiro.
Evidente que se trata de um memorial para lebrar todos os irmãos que tiveram suas vidas ceifadas, pelos 300 milímetros de água que provocaram 8 horas de chuva torrencial.
Apareceram inumeros nomes par ao memorial, e, até personalidades da cidade foram citadas.
A verdade é que o Memorial tem que acontecer e nós do MANCHETE DA HORA vamos defender a idéia de MEMORIAL 12 DE JANEIRO.
Está na hora, quem puder colaborar é só se integrar ao Mutirão Memorial 12 de Janeiro. Vamos pressionar as autoridades, vamos fazer mutirão, vamos nos mobilizar para que esta idéia não morra no nascedouro.
E ficaria fantástico um Memorial na rua Cristina Ziede no centro da cidade. e não precisa muitoa, basta boa vontade porque as empresas patrocinadoras aparecerão com certeza.
Vamos lutar pelo Memorial 12 de Janeiro neste local
:::::::::::::::::::::::::::::::
17 de julho de 2011
TRAGÉDIA ANUNCIADA - PARTE 8 - LUTO ETERNO
Se até o mês passado quando competou-se cinco meses da tragédia de 12 de janeiro o clima na cidade ainda era de luto. Agora então piorou.
Muita gente criticou o Bispo da Diocese de Nova Friburgo d. Edney Gouvêa Mattoso quando em várias homilias ele pediu o fim do luto e a reconstrução da cidade.
Mas a verdade é que o luto continua. A cidade continua parada, destruída, numa inércia desesperadora, sem vontade de viver, acomodada.
Onde estão as centenas de familias que perderam tudo e ficam relcamando pela imprensa que ninguém faz nada. Porque elas não aparecem nos protestos públicos que estão infiltrados de sindicatos, políticos e aventureiros que querem holofotes?
É hora de recomeçar, aliás já passou da hora. Há momentos na vida que temos que fazer como diz o Evangelho de São Mateus no capítuo 8, quando Jesus Cristo disse “deixa que os mortos sepultem os seus próprios mortos”
Isso parece não fazer sentido, porque os mortos não podem enterrar ninguém, mas
Jesus não estava falando daqueles que estão fisicamente mortos, mas daqueles que estão espiritualmente mortos. Ele pediu que o homem o seguisse e este lhe respondeu dizendo que desejava primeiro dar assistência à sua família.
Que isso sirva de lição para todos nós friburguenses, principalmente nossas autoridades constituídas: o que está em primeiro lugar: A familia? Quem ficou? Nós que temos que continuar a vida? A cidade totalmente destruída? Nosso bem estar? A iamgem de uma cidade que outrora foi exemplo no cenário nacional?
Ou vamos ficar a vida inteira curtindo luto. Um luto eterno. Um luto que não leva a lugar nenhum. Evidentemente que temos coração, sentimento e a saudade nunca vai passar, mas paralela a esta saudade somos gente, que tem obrigação de devolver os dias de glória dessa cidade, tão maravilhosa e acolhedora.
Deus nos enviou um sinal, ele mostrou que estava tudo errado, mas este mesmo Deus nos pede fé, coragem, vida nova. Ele faz a parte dele e nós temos que fazer a nossa.
Chega de luto, chega de tristeza, vamos trabalhar, vamos dar as mãos, vamos fazer um mutirão de trabalho, reconstrução, solidariedade. E vamos também, porque não,
cobrar das autoridades mais seriedade da parte delas, principalmente no que se refere ao dinheiro público, pois pagamos impostos e eles são muitos, e não podemos mais ficar deitados eternamente em berço esplêndido, esperando que as coisas caiam do céu.
ACORDA FRIBURGO! LEVANTA-TE NOVA FRIBURGO
FALHA NOSSA
INTOLERANTE
Não há adjetivo melhor para o intolerante que não quis se identificar e enviou email reclamando da forma mais mal educada possível sobre uma nota nossa, dizendo que Madre Santa Paula Frassinetti não poderia ser comparada às outras mulheres que receberam o troféu Mulher Empreendedora como hors concours.
E não pode mesmo. Essa é nossa opinião.
Bobinho voce hein cara.
Sabemos quem você é.
Conhecemos seu texto, já restreamos seu email e já o identificamos.
Vamos combinar então: Se inscreva na alfabetização do Mobral, aprenda a escrever, porque seu português é péssimo, depois procure um curso de boas maneiras e tome algumas aulas.
Quem sabe assim voce aprende a ter educação, muito embora, isso é coisa de berço e não de escola.
Cuidado para não apanhar da mulher.
DESPREZO
Não sabemos se é desprezo, descaso, falta de atenção, incompetência ou coisa do tipo, mas o telefone do departamentode futebol do Friburguense não existe mais.
Não sabemos o motivo.
A verdade é que um clube profissional tem que ter um meio de contato com imprensa, torcedores e etc. E o clube está quase retornando á primeira divisão.
DESTAQUE
Depois de Nova York e Nova Friburgo, Marcelo Brantes concorre ao site Tela Digital da TV Brasil. Só que seu trabalho precisa ser melhor divulgado, porque pouqíssimas pessoas conhecem
OLEO DE PEROBA
Preparem-se, porque estamos criando o Troféu Óleo de Peroba que vai premiar os caras de páu de Nova Friburgo.
E são muitos. Já perdemos a conta.
E são muitos. Já perdemos a conta.
O pior deles é aquele que finge ser seu amigo, te elogia pela frente e meia hora depois está nas esquinas te malhando.
Acorda rapaz. A cidade é muito pequena e o que voce fala aqui na esquina do outro lado da cidade ficamos sabendo em poucos minutos.
Procure uma mulher para voce, se é que voce gosta disso, mude um pouco de ponto, porque a frente da Casas Bahia já está manjada.
Enquanto voce vive das espensas de sua mãe, nós vivemos do nosso trabalho que é honestíssimo.
Enquanto voce usa um nome que não é seu, nós damos a cara pra bater.
Aliás seu exemplo de vida nos baixos do viaduto, dizem verdadeiramente quem voce é.
LEI SECA
Porque a Lei Seca não funciona mais todos os finais de semana?
Semana retrasada não houve movimentação nenhuma.
Será porque num clube da cidade tinha uma grande festa que envolvia bebida alcoolica e tinha alguma autoridade de segurança participando?
Neste final de semana também não houve.
Tem alguma coisa haver com um festival que está acontecendo num dos distritos, onde rola de tudo e alguma autoridade de segurança tem medo do que possa encontrar?
IN-DIREÇÃO
Uma empresa séria tem que preservar seus funcionários, oferecer condições dignas de trabalho, remunerar adequadamente, criar meios para que o ambiente onde se passa a maior parte do dia, seja eficaz, cortez, amigável, competitivo e acima de tudo feliz.
É inadimissível saber que a direção de uma empresa cria situações de desestímulos de seus funcionáiros, vendendo-os e caluniando-os fora de seus domínios.
Nesse caso essa direção não merece respeito.
Isso não é direção, mas in-direção
SEM CULTURA
Paulo Henrique Ganso disse a uma emissora de televisão brasileira que não canta o Hino Nacional antes dos jogos, porque não sabe a letra nem sabe cantar.
Péssimo. Para um jogador Campeão Paulista, Campeão da Copa Libertadores, que veste uma camisa amarela da seleção, é ridiculo.
Não está na hora de aprender?
SEM CULTURA II
Ms essa falta de cultura também atinge Nova Friburgo. Sábado passado na CDL na solenidade de entrega do Troféu Mérito Lojista, pouca gente cantou o Hino de Nova Friburgo.
E olha que o salão social só tinha gente esclarecida.
Mesmo com a insistência do presidente Braulio Rezende, pouca gente cantou nosso hino.
Depois várias pessoas disseram, " eu não sei a letra do Hino de Friburgo".
Também não está na hora de aprender?
16 de julho de 2011
PEDIMOS DESCULPAS
Pedimos desculpas aos nossos leitores, mas por motivo de saúde não foi possível a atualização do nosso blog neste sábado. Prometemos retornar normalmente neste domingo.
15 de julho de 2011
Bullying: fracasso da família e da escola
icardo Lengruber Lobosco
A capacidade de dar atenção aos fatos é algo natural nos seres humanos, mas é uma faculdade seletiva. Ou seja, se, por um lado, somos capazes de nos debruçar sobre questões e delas cuidar atentamente, por outro, somos incapazes de dar conta de tudo e, por isso, privilegiamos isso em detrimento daquilo.
A questão é como fazemos tal seleção.
Os mecanismos de propaganda e de estímulo ao consumo perceberam isso muito cedo e nos “ajudam” a fazer tais escolhas. Compreenderam o apreço humano pelo cuidado e nos revelam diariamente produtos e assuntos que merecem nossa atenção.
A educação, de modo geral, e, especificamente, a escola não são exceções a essas regras. Temas aparecem e desaparecem ao sabor do que é mais ou menos publicado pelos meios de comunicação de massa.
Por um turno, isso ajuda a escola a ver o que, de dentro, é muito difícil de perceber. São vozes e olhares que, desde fora, nos ajudam a detectar questões urgentes e sérias. Mas, de outro, são falações vazias que, por não conheceram as verdadeiras demandas do processo educacional, acabam por forçarem uma agenda estéril.
Não é de hoje que, no dia-a-dia das escolas, ocorram experiências de violências em seus muitos recortes e matizes. Mas está na ordem do dia da grande mídia o assunto “bullying”.
Bullying é uma expressão em língua inglesa (originada de bully, valentão) que expressa a regularidade de ações violentas, verbal ou fisicamente, de um ou mais indivíduos contra alguém mais fraco ou, por alguma razão, em condições de fragilidade.
O problema, todavia, é que tudo que tem a ver com qualquer tipo de descontentamento tem sido rotulado como bullying e, dessa forma, gerado uma série de situações insolúveis para escolas, famílias e comunidade.
Deve haver clareza que a escola é o espaço privilegiado para a construção do caráter, dos valores e, acima de tudo, de uma individualidade sadia. Nesse sentido, a escola deve primar para que sua ação educativa seja o mais abrangente possível e alcance todos os aspectos da vida de uma pessoa. A mesma escola que instrui o intelecto deve ajudar a educar o corpo, a mente e a personalidade.
É absolutamente inadmissível que um indivíduo seja vítima da tirania preconceituosa e hostil de colegas de classe. Agressores, agredidos e platéia devem ser incluídos num processo sério de educação.
Agressores devem ser levados à descoberta de que o mundo é plural e a convivência com os diferentes faz parte inerente ao processo de socialização humana.
Agredidos devem ser conduzidos a uma atitude emancipatória, baseada em confiança em si mesmos e auto-estima.
E a platéia – porque nos episódios de bullying regularmente há uma platéia calada que consente, aplaude e estimula – deve ser co-responsabilizada pelos danos causados pelos agressores.
Na base de tudo, está o que sempre deveria ter estado como preocupação última da escola: a Ética.
A força motriz de uma escola deve ser a educação para a liberdade. Colaborar para que o indivíduo encontre o significado de sua existência dentro de si mesmo e, como desdobramento dessa descoberta, extravase respeito e cuidado para com o semelhante e com o ambiente.
O bullying é a expressão deplorável das lacunas éticas que moram dentro dos indivíduos. Lacuna que há porque ainda existe muita omissão das famílias no que tange à reta educação das crianças e adolescentes. Falta a presença real da autoridade e do carinho dos pais. Autoridade que freia os impulsos violentos; carinho que estimula o amor próprio.
Por fim, não se pode deixar de mencionar o uso indevido que tem sido feito do assunto. É ruim que tudo que ocorra dessa natureza seja enquadrado como bullying. Há gestos e brincadeiras que fazem parte do processo de formação das pessoas. Perder e receber críticas faz parte da vida e todos devem aprender a lidar com tais desventuras. Isso ajuda no amadurecimento saudável.
Quando tudo é classificado como bullying, duas conseqüências ruins ocorrem: primeiro, crianças e jovens são estimulados a encarar todas e quaisquer perdas como violência contra si e, com isso, não crescem sabendo responder por seus erros e atitudes; segundo, o verdadeiro bullying não é tratado com a devida seriedade, responsabilizando verdadeiros culpados.
Uma escola ética deve punir agressores e ajudá-los a compreender o espaço dos outros; deve socorrer agredidos e contribuir para que se refaçam das dores e construam uma personalidade confiante; mas deve, também, co-responsabilizar a platéia conivente e incentivadora e estimulá-la a romper com o círculo de violência gratuita.
O bullying revela que a exacerbada preocupação com questões de natureza exclusivamente cognitiva da escola fracassou; mas demonstra também que há uma ausência completa da autoridade dos pais.m (Ricardo Lengruber - ricardo@lengruber.com)
Assinar:
Postagens (Atom)